Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Distrito Federal comemora o 46º aniversário

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comemora o 46º aniversário de criação e instalação.

A unidade especializada, atualmente com 200 profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, reuniu, ao longo dos anos, muitas histórias bem-sucedidas, com bons serviços prestados à comunidade brasiliense.

Leia mais informações sobre o BOPE, na notícia publicada, no Portal da PMDF, transcrita abaixo:

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) é a unidade de elite da Polícia Militar. No Distrito Federal, foi criada em 1971 e atualmente seu efetivo é composto por um grupo de cerca de 200 policiais militares, disciplinados e altamente treinados para situações de alto risco e extremo rigor, sendo empregado o uso de armas e táticas especiais. Por ser a unidade de elite da capital do país, o Batalhão investe na aquisição de equipamentos de última geração e na preparação dos seus policiais que mantém constante intercâmbio com unidades de elite de todo o mundo, para troca de conhecimentos sobre ações de contraterrorismo na proteção das autoridades. No contexto da Segurança Pública do Distrito Federal, o Batalhão é a ”ultima ratio”, ou seja, a última resposta.
O conceito de Operações Especiais utilizado nas polícias teve origem nas Forças Armadas, principalmente nos Comandos/FE (Exército Brasileiro) e nos Comandos Anfíbios (Marinha do Brasil). A passagem desta doutrina, inicialmente de guerra, para policiais que atuam sob a égide do Estado Democrático de Direito, necessitou de adaptações e ocorreu em resposta à intensa transformação social e de valores no final do século XX, onde, consequentemente, a violência passou a tomar proporções mais complexas.
Ao longo dos anos a PMDF capacitou vários de seus integrantes em Cursos de Operações Especiais e cursos afetos à atividade, de diversas forças, dentre estes cursos, estágios e intercâmbios em diferentes instituições. No Brasil, os cursos foram realizados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Piauí e no Espírito Santo. Nas Forças Armadas Brasileiras: Marinha o Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e também na Polícia Federal. E ainda, no Chile, na Espanha, na Argentina, no Equador, na Colômbia e nos Estados Unidos.
O BOPE está pronto para agir em situações de alto risco em todo o Distrito Federal. Suas principais atribuições são: rebeliões com reféns, resgaste de reféns, ocorrências com bombas em caixas eletrônicos, segurança de grandes eventos, combate ao terrorismo, combate ao narcotráfico, combate urbano e rural, contra-guerrilha, gerenciamento de crises, desarmamento de explosivos, operações helitransportadas, operações subaquáticas, intervenções de alto risco e proteção de autoridades.
O major Gustavo, comandante do BOPE – DF, falou da satisfação em compor o batalhão.“Para mim é uma grande satisfação pertencer a um grupo seleto de profissionais, poder ajudar as pessoas nos momentos mais estressantes e perigosos, além de apoiar outras equipes de policiais em situações críticas”.

Fonte:PMDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM