Os resultados das ações policiais militares desenvolvidas pelos membros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na apreensão de drogas, resultaram num crescimento de 103%, no ano de 2018 comparado ao de 2017. Naquele ano, foram apreendidas 2,6 toneladas de drogas, enquanto que no ano de 2018 ocorreu a maior quantidade, dos últimos quatro e drogas, totalizando 5,3 toneladas.
As ações dos policiais militares brasilienses têm sido bem-sucedidas, na apreensão de drogas, armas de fogo, munições e explosivos, por conta das estratégias operacionais adotadas e concretizadas mediante:
- intensivo posicionamento tático-policial-militar, nas localidades de riscos emergentes, nas regiões fronteiriças com outros estados;
- da utilização de dedicados e qualificados profissionais de polícia ostensiva de preservação da ordem e
- da suplementação efetivado com o emprego de 50 cães, do Batalhão de Polícia de Cães, adestrados à detecção de substâncias entorpecentes (maconha, cocaína, crack.)
Os resultados demonstram que a distribuição de drogas, oriunda de outros países da América do Sul ( como é o caso do Paraguai, Colômbia.), utiliza as rodovias de acesso à Brasília, via estados vizinhos, com o objetivo de alcançar, também, os estados das regiões Norte e Nordeste. Essa situação impõe a necessidade de prontidão permanente dos policiais militares da PMDF que têm atuado no combate à modalidade criminosa.
Na postagem da PMDF, descrita a seguir, noticia-se uma das atuações dos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública:
A maior apreensão de 2018 aconteceu no dia 12 deste mês, quando um caminhão carregado com armas, munições e mais de 2,4 toneladas de maconha foi apreendido. O caso aconteceu na BR-060, próximo a Engenho das Lages. Essa foi a maior apreensão dos últimos quatro anos. No total, os policiais encontraram 123 pacotes de maconha, cada um com 20kg, 4 mil munições de calibres variados, um fuzil, duas pistolas e 2,5kg de cocaína. O motorista do caminhão transportava o veículo de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, e tinha como destino a Bahia. Ele foi preso em flagrante.
Com as informações da PMDF