pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

A FORÇA DO POVO E O CURSO DE HABILITAÇÃO A OFICIAL

(CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA).

João Bosco de Castro.

Polícia Militar e Força Pública são denominações dotadas de sinonímia, por notável equivalência jurídico-semântica, particularmente no Brasil. Prefiro a segunda à primeira, pelas razões expostas nesta Seção Ensaística, principalmente por sua vigorosa carga estratégico-semântica de Força do Povo.

Na sexta e última estrofe de meu Poema ALGUM REGISTRO (quinta página do expressivo Convite para as cerimônias de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública ̶ Curso de Habilitação a Oficial do Centro de Estudo de Graduação da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro/2010), essas duas denominações convivem no melhor contexto de coparticipação.

Eis meu Poema!…:

ALGUM REGISTRO.

João Bosco de Castro.

Onde corriam cavalos,
No vinte-e-sete luzeiro,
Os esforços e portentos
Do Tenente Campos Cristo,

Entre suores e calos,
Semeavam bom canteiro
De vastos ensinamentos,
Cristalinos como o xisto,

os quais, aos fustes e abalos,
Surgiam sãos, por inteiro,
Os critérios sumarentos
Do Educandário benquisto,

Avesso a preceitos ralos
̶ Fulgor do Prado Mineiro!
Eis a Escola de Sargentos
Cuja missão inda é isto:
Transformar o Graduado
Em exímio servidor,
Por estudos diplomado
Da Paz Social Gestor,
Formalmente habilitado
A Oficial, com primor!

Força Pública exemplar,
A Polícia Militar
Reconhece essencial
Seu Aluno-Oficial,
Desde o Sete-Sete-Doze
̶ Decreto de história e pose:
Antes do Cê-Efe-Ó, Havia o Cê-Agá-Ó!…

Belo Horizonte-MG, 13 de setembro de 2010.
Tenente-Coronel QOR João Bosco de Castro,
Presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Foto de João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

João Bosco de Castro (1947 ____) é Oficial Superior Veterano da PMMG. Poeta, contista e ensaísta, romancista, cronista e heraldista, jornalista profissional, tupinólogo e filólogo honóris-causa, palestrante, comunicador e inscultor-escultor, crítico literário, redator-revisor, camonólogo e carpinteiro. Professor de Línguas e Literaturas Românicas. Professor Titular e Emérito da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro. Pesquisador Benemérito Notável da PMMG. Especialista em Polícia Militar, em Gestão Estratégica da Segurança Pública, em Linguística Geral e em Comunicação Social (CEPEB). Policiólogo: Mestre, Doutor e Livre-Docente, por Notório Saber, em Ciências Militares da Polícia Ostensiva, em Historiografia de Polícia Militar (História da Polícia Militar de Minas Gerais) e outras linhas de pesquisa policiológicas, de acordo com as páginas 49-65 do BGPM/PMMG nº 70, de 13 de setembro de 2012. Publicou treze Livros (escreveu outros quarenta e dois) e mais de duzentos Ensaios (dentre filológicos, policiológicos e críticos). Tem mais de setecentos e cinquenta prêmios obtidos em concursos literários e epistêmicos. Integra quarenta e três Academias (ou Institutos) de Letras, História e Cultura. Presidente Ad-Vitam da Academia de Letras Capitão-Médico João Guimarães Rosa da PMMG, Presidente da Alliance Française de Belo Horizonte (2010-2011) e Presidente da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano. Veja, também, a SÚMULA CREDENCIAL do Autor.
error: Conteúdo Protegido!