A Medalha Marechal Argolo – Visconde de Itaparica é um dos principais símbolos utilizado pela Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA) para agraciar profissionais que se destacam no exercício das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.
Entre os distinguidos, neste ano de 2017, encontrava-se o Tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES).
Outras informações sobre a homenagem recebida pelo profissional ora distinguido foram assim publicas no portal da PMES e Correio9.
O comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, foi condecorado pelo Governo da Bahia, no último mês, com a medalha do mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica.
A cerimônia aconteceu na Academia da Polícia Militar na cidade de Salvador, em homenagem ao patrono das polícias militares do Brasil, Alferes José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes.
Participaram do evento o govenador do Estado da Bahia, Rui Costa, o secretário de Segurança do Estado, Maurício Barbosa, o comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, o prefeito da cidade, desembargadores, representantes do Ministério Público, representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de outras autoridades civis e militares.
O tenente-coronel Aleixo já havia sido homenageado pelo comandante-geral da PM da Bahia em novembro de 2016, durante o 12º aniversário da Caema (Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica) e o I Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa.
Na época, o comandante do 2º BPM foi homenageado pelos relevantes serviços prestado à PMBA e como amigo na edificação da comunidade do extremo sul baiano. O diploma faz alusão aos resultados alcançados em virtude da criação da “Tríplice Divisa”, aliança que envolve as Unidades limítrofes da PMES, PMBA e PMMG, da qual o oficial é o mentor no Espírito Santo.