pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Polícia Militar do Paraná realizou a formatura de 160 policiais militares que concluíra o Curso de Formação de Cabos

A Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) realizou a formatura de 160 policiais militares que concluíra o Curso de Formação de Cabos, informou a notícia da autoria da Jornalista Marcia Santos e publicada no portal da Instituição Militar Estadual.

Leia mais informações, na notícia que foi transcrita em seguida:

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) foi palco da formatura de 160 novos cabos na manhã desta terça-feira (04/07) em São José dos Pinhais (PR). A solenidade, presidida pelo Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, coroou os alunos que passaram por 300 horas/aula e aperfeiçoaram procedimentos e doutrinas para galgar a graduação de cabo e aplicar o conhecimento em suas unidades de origem.

O coronel Tortato exaltou a qualificação dos militares estaduais e a formatura de 30 cabos em Maringá na última sexta-feira (30/06), totalizando 190 profissionais capacitados. “Mesmo num momento de austeridade fiscal a Polícia Militar não para e estamos avançando em alguns cursos de formação especial. Os desafios têm sido vencidos, nos qualificam e devem ser muito valorizados por aquilo que nós conquistamos. Com o apoio do Governo do Estado continuaremos a labutar pelo aperfeiçoamento de um sistema de motivação e qualificação profissional, mas, principalmente que valoriza os militares estaduais que dão o seu melhor em prol da sociedade”, disse.

O Comandante-Geral, bem como o Diretor da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), coronel Nelson Argentino Soares Júnior e o Comandante da APMG, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro foram homenageados pelo esforço aplicado para que o curso fosse feito.

A cabo Anne Caroline Bogarin Manzolli, que atua no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), primeira colocada no curso, explicou que o processo seletivo foi um dos mais concorridos e procurou fazer o melhor para conquistar a formatura. “Não almejei o primeiro lugar, mas cheguei lá e foi muito gratificante. Aprendi muito com os instrutores e com o conteúdo das disciplinas, além da convivência com colegas de turma”, ressaltou. A amiga dela, Caroline B. Ribeiro, prestigiou a formatura da cabo Anne e se emocionou com o momento. “Com certeza é um orgulho para todos nós, é o fruto dos estudos, da aplicação e da capacidade de extrair o conhecimento”, disse.

A APMG é a instituição de ensino que forma oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para que possam atuar com primazia pela segurança pública do cidadão paranaense e que constantemente recebe profissionais para aperfeiçoamento de conhecimento e desenvolvimento de novas doutrinas e práticas.

Segundo o Comandante da Academia, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro, o Curso de Formação de Cabos turma 2017 foi um dos mais concorridos da corporação, com mais 8.400 inscritos, uma média de 57 candidatos por vaga. “Agora os formandos possuem uma melhor qualificação profissional para trabalhar nas ruas ou administrativamente, e também aptos a concorrer ao Curso de Sargento, uma nova fase da carreira de militar estadual. A APMG se estabelece fundamentalmente nessa questão da formação e aperfeiçoamento dos nossos integrantes”, afirmou o Oficial.

Ele também destaca a posição que o posto de cabo exerce dentro das unidades na corporação. “O cabo exerce uma função entre o sargento e o soldado no qual ele já exerce o princípio da liderança, coordenando pequenos grupos de policiais militares, o que aumenta a sua responsabilidade e também passa a ter algumas funções administrativas”, explicou.

Os 160 alunos tiveram 300 horas/aulas entre práticas e teóricas como Deontologia policial militar; Direitos Humanos e Cidadania; Educação Física e Qualidade de vida; Fundamentos Jurídicos da atividade policial; Legislação Institucional e Especial; Polícia Comunitária; Defesa Pessoal; Armamento, munição e tiro; Técnicas de abordagem; Atendimento pré-hospitalar; Primeira intervenção em crises; Prevenção e combate a incêndio; dentre outras.

O cabo Thiago Momesso de Menezes, que atua pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), falou da saudade da família e a experiência de aprender novas técnicas. “Atualizamos nosso conhecimento, foi uma experiência especial em que pude trocar informações com colegas mais antigos de profissão, aprimorando nosso desempenho”, disse.

Estiveram presentes na cerimônia o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato; o Diretor da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), coronel Nelson Argentino Soares Júnior; o Comandante da APMG, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro; o Diretor de Apoio Logístico, coronel João de Paula Carneiro Filho; o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza e o Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg.

Também participaram do evento o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Maurício Cesar de Moraes; o Comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel William Kuczynski; o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Ronaldo de Abreu, além de demais autoridades civis e militares; oficiais e praças da corporação; convidados, familiares e a comunidade no geral.

Fonte: PMPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a)

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM