“92,5 quilos de tabaco de corte fino” foram apreendidos pelos militares da Guarda Nacional Republicana em Elvas-PT
No portal da Guarda Nacional Republicana de Portugal (GNR-PT), uma postagem informa que “92,5 quilos de tabaco de corte fino” foram apreendidos pelos militares da Guarda Nacional Republicana em Elvas-PT. As ações dos militares, nas atividades de polícia ostensiva, estão assim descritas: A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Évora, com o apoio do Posto de Trânsito de Estremoz, no dia 20 de dezembro, apreendeu mais de 90 quilos de tabaco, na zona de Elvas. No decorrer de uma ação de policiamento na A6, os militares apreenderam 92,5 quilos de tabaco de corte fino abandonado na via, suficientes para produzir mais de 185 mil cigarros. A quantidade de tabaco encontrado corresponde a uma fuga de pagamento do Imposto sobre o Tabaco/Imposto Especial sobre o Consumo (IEC) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), no valor de 19 mil euros. Vários operadores nacionais, aproveitando-se da carga fiscal e aduaneira incidente sobre o tabaco, oferecem estes produtos a revendedores e consumidores finais a preços consideravelmente mais baixos, furtando-se intencionalmente ao pagamento dos tributos devidos em território nacional, violando assim as regras da concorrência, retirando maior lucro na transação destes produtos, desrespeitando os parâmetros de controlo, produção e embalamento, podendo colocar em causa a saúde pública. Fonte: GNR-PT.
“13 mil crianças e adolescentes em 2017” participaram do Proerd, conduzido pelos policiais militares mineiros, “na 8ª Região da Polícia Militar”
Uma postagem no portal da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) informa que “13 mil crianças e adolescentes em 2017” participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), conduzido pelos policiais militares mineiros, “na 8ª Região da Polícia Militar”. Leia mais informações no post publicado, no portal da PMMG, e transcrito, em seguida: Durante o ano de 2017, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do 43º Batalhão de Polícia Militar, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, desenvolveu atividades em escolas públicas e particulares da cidade, em 18 distritos e dez cidades vizinhas, atendendo mais 13 mil alunos, entre crianças e adolescentes. Um aumento de 18% no número de atendimentos em relação ao ano de 2016. No total, 80 escolas foram beneficiadas pelo PROERD na região. Além das atividades educacionais em sala de aula, ao longo do ano foram desenvolvidas atividades extracurriculares, como palestras motivacionais, participação na semana do trânsito, passeatas contra a violência, o que contribuíram ainda mais com a preparação das crianças para terem foco em escolhas seguras e responsáveis para a auto condução de suas vidas. As ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência também se estenderam aos educadores e pais dos alunos. Fonte: PMMG.
“Encerramento do 23.º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante”
Uma postagem do portal da Guarda Nacional Republicana de Portugal informa sobre o “Encerramento do 23.º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante”. Com duração de “duração de 16 semanas”, o “curso iniciou a 4 de setembro” e “73 formandos” o concluíram “com aproveitamento.” Na realização do curso, o objetivo visava: […] preparar, desenvolver e aprofundar as capacidades práticas e os conhecimentos teóricos, necessários ao desempenho de funções de adjunto de comandante de destacamento, de comando de posto, de chefia técnica, assim como, atividades administrativas, logísticas e de formação. Divulgou-se, também, que “a cerimónia de encerramento do 23.º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante” foi realizada nesta sexta-feira (22), “pelas 11:30 horas, no Centro de Formação da Figueira da Foz da Escola da Guarda” e foi “presidida pelo 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel.” Fonte: GNR-PT.
Viva nossa Confreira ANA-ROSIANA!
ANA-ROSIANA. João Bosco de Castro. Existem pessoas raras, felizmente! Dentre essas raridades humanas, há Pessoas Maiúsculas, acima da condição de homem ou de mulher. Segundo Baltasar Gracián, o eminente Jesuíta do Barroco Espanhol, autor de ideias monumentais do século XVII, dentre as quais A Arte da Sabedoria [(Oráculo Manual y Arte de Prudencia, no Castelhano de 1648), louvado pela Professora-Doutora Monica Figueiredo, da UFRJ], “… nem todo mundo é uma ‘pessoa’ (persona) de fato. Alguém se torna uma pessoa, e não apenas um homem ou uma mulher, à medida que se esforça para evoluir, aprimorar-se e aperfeiçoar-se.” Felizmente, entre nós, da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG, fulgura uma dessas Pessoas Maiúsculas, conhecida como Aninha da Academia. Trata-se da modelar e polivalente Senhora Ana Maria de Matos Nascimento. Servidora do Clube dos Oficiais, Ana Maria foi passada à disposição de nosso pujante e notável Sodalício de Letras, no início de 2005, e, ao longo desses doze anos, fez e faz tão bem à Academia e ao respectivo Quadro Academial, a ponto de haver transformado seu trabalho profícuo e seus gestos cordiais em símbolo vivo da Casa Rosiana dos Artífices da Paz Social de Minas Gerais. Disposta, alegre, desenrolada e generosa, Ana Maria guindou-se à categoria de Parceira-Benemérita, em 2008, como reconhecimento de sua oferta expressiva de valiosos Livros ao Acervo da Biblioteca Acadêmico-Fundador Ary Braz Lopes, do referido Areópago. Essa doação preciosa aliou-se à verdadeira e insuperável autodoação de Ana Maria aos misteres totais da Vida Acadêmica. A Aninha da Academia cresceu muito com essa Oficina Socioliterária. Ela aproveitou maravilhosamente bem os melhores fluidos metafóricos e linguísticos, até os gramaticais, típicos de seu ambiente de devoção profissional. Estudou bastante. Licenciou-se em Letras (Português-Inglês), com exemplar dedicação aos propósitos de Professora. Sua monografia de conclusão da Licenciatura ainda brilha como estrela de coroamento de esforços pessoais e intelectuais, com pesquisa literária de vulto esplêndido sobre a poemática nordestina lavrada por Antônio Gonçalves da Silva, o lendário Patativa do Assaré. Depois de tal Licenciatura e sob o manto acadêmico, Ana pós-graduou-se em Atividades Sociais. Sob a óptica de Baltasar Gracián, Ana Maria é Pessoa! Com esses valiosos títulos, Ela continua prestimosa e pronta para as mais diversas colaborações em prol da grandeza e prosperidade areopagítica da Academia de Letras João Guimarães Rosa, lume de orgulho dos Militares Estaduais Mineiros, porque Ana Maria preservará sua bela marca de símbolo vivo da Academia. Parabéns à Senhora Ana Maria de Matos Nascimento! Viva nossa Confreira ANA-ROSIANA! Belo Horizonte-MG, 25 de setembro de 2017.