Em Oiapoque, no Amapá, policiais militares são treinados para combater “fraudes veiculares”
O aperfeiçoamento técnico dos profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública é uma das formas de capacitá-los a prestar serviços policiais militares bem-sucedidos. Nesse entendimento, os militares do 12º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) foram treinados recentemente para atuarem na fiscalização e controle de veículos suspeitos de envolvimento na prática de infrações criminosas. A nota transcrita abaixo e publicada no portal da PMAP contém mais detalhes sobre a atividade de educação profissional. Na última segunda-feira, 15, policiais militares do 12° Batalhão, localizado no município de Oiapoque, participaram de capacitação para o Combate às Fraudes Veiculares, ministrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O primeiro momento se deu no auditório do quartel da Polícia Militar, onde os participantes aprofundaram seus conhecimentos teóricos por meio de instruções altamente técnicas dos Agentes Sousa Almeida e Istarley Martins. O segundo momento, junto com a equipe da PRF que se encontrava de serviço, executou-se uma interdição de trânsito para que os alunos colocassem em prática as ações repassadas no curso. Na prática os policiais desenvolveram vistorias nos veículos abordados em busca de possíveis fraudes como: falsificação de documentos, adulteração de chassi, clonagem de veículos, entre outros. Além de conhecimento adquirido, a instrução também serviu para que as instituições fortalecessem a política de integração das forças de segurança da Fronteira, com ganhos reais para a comunidade em geral.
Em Camboriú, Santa Cantarina, policiais militares prendem traficantes, apreendem drogas e armas.
Os profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC) tiveram uma atuação diferenciada, na região do Balneário de Camboriú. Os detalhes das ações de polícia ostensiva foram divulgadas na nota publicada no portal da PMSC. Leia o conteúdo da notícia transcrito em seguida: Na manhã desta terça feira, 16, a policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam dois traficantes de drogas e apreenderam cerca de 112 quilos de maconha. Na ação, os policiais também aprenderam um revólver calibre 38. O flagrante foi registrado na Rua João Sebastião Domingos, bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 12º BPM possuía informações de que um homem estaria comercializando drogas na região. A informação dava conta de que um veículo VW Fox branco, de placas MJH-1034, era utilizado nas transações ilícitas. Após realizar averiguação dos apontamentos foi descoberto o local onde o supostamente estaria sendo armazenada a droga. Assim, na noite da última segunda-feira, 15, a guarnição recebeu a denúncia que chegaria grande quantidade de drogas no endereço apontado. Diante do informe, foi montada uma campana durante a madrugada. Por volta das 12h00 o veículo denunciado foi avistado entrando na residência. Haviam duas pessoas no interior do carro. Na ocasião, a guarnição pode observar, por cima do muro, que um dos envolvido entregava vários tijolos de droga para outra pessoa. Diante do flagrante, os policiais pularam o muro e realizaram a prisão. Dois homens, um de 24 anos, (dono do veículo e responsável pela droga) e outro de 41 anos acabram presos. Durante busca veicular foram encontrados vários tijolos de maconha, escondidos em diversos compartimentos do carro. Em buscas no interior da casa foi localizado o restante da droga, totalizando 112 quilos de maconha, alguns tubos de lança perfume e um revólver calibre .38, com seis munições intactas. Na sequência, uma das guarnições envolvidas realizou buscas na residência do dono da droga e também acabaram localizando R$ 10.190,00 em espécie. No apartamento do outro homem também foram realizadas buscas, onde os policiais encontraram 23 gramas de maconha, um tubo de lança-perfume, oito comprimidos de ecstasy e três invólucros pequenos de MDMA (droga sintética). Diante dos fatos, os dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e todo o material apreendido foi entregue na delegacia. Fonte: PMSC.
Na Bahia haverá concurso para formação de oficiais das instituições militares estaduais.
Clique aqui, para outras informações. Fonte:PMBA e Portal G1.
Polícia Militar da Bahia abre Concurso para o Curso de Formação de Soldados 2017
Edital do Concurso para o Curso de Formação de Soldados clique aqui. Fonte: PMBA.
Na Paraíba, o Comando da Polícia Militar participa do planejamento estratégico de combate à violência.
A liderança executiva dos profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB) participa da reunião programada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para a elaboração do planejamento estratégico que contempla a atuação integrada de proteção à sociedade paraibana. Leia mais sobre a notícia publicada no portal da PMPB e transcrita a seguir: Definir o planejamento das ações de Segurança Pública na Paraíba para os próximos 10 anos. Esse é o objetivo do evento realizado pela Secretaria da Segurança e Defesa Social (Sesds) desde a última segunda-feira (15), reunindo gestores das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, do litoral ao sertão do estado. O encontro acontece no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, até a tarde desta quarta-feira (17). De acordo com o secretário Cláudio Lima, esta é a segunda vez que os gestores da Segurança e da Defesa Social se reúnem a fim de traçar metas para a gestão, com foco no enfrentamento à criminalidade a médio e longo prazos. “Estamos construindo uma visão de política de estado voltada para a Segurança Pública, o que nunca foi feito. No ano de 2014, estivemos juntos planejando os trabalhos até 2025. Agora, estamos reavaliando as ações e desenvolvendo metas mais complexas, que passam pela redução de crimes contra a vida, contra o patrimônio, combate ao tráfico de drogas e ao porte de arma de fogo, e ainda pelo fortalecimento da transparência, Inteligência Policial, corregedoria forte, entre outros aspectos”, revelou Lima, acrescentando que o planejamento também abrange políticas voltadas para as mulheres, crianças e grupos vulneráveis. O secretário ainda destacou a presença do consultor em gestão de organizações públicas e privadas, Manoel Ferreira da Silva, durante o evento. “Ele está nos acompanhando nesta construção. É engenheiro civil, com pós-graduação em recursos humanos e planejamento, organização, sistemas e métodos e também examinador da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), avaliando normas de padronização ISO”, destacou. Entre as ações estruturantes já realizadas pela Sesds estão a compatibilização de áreas integradas de Segurança Pública, prevista na Lei Complementar 111/2012, que dividiu a responsabilidade territorial entre os gestores dos órgãos operativos da pasta, e o Sistema Estadual de Inteligência, criado pela Lei Estadual 10.338/2014. Atualmente, a secretaria está implementando seu novo sistema de rádio comunicação digital, que representa um investimento de R$ 33 milhões e será capaz de integrar as forças de segurança, por meio de 40 torres espalhadas pelo estado, garantindo comunicação de qualidade e criptografada. Fonte:PMPB.
No Rio de Janeiro, policiais militares resgataram um garoto mantido no interior de um carro roubado.
A presteza dos profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) resultou na pronta resposta, devida pelo órgão de proteção, após o roubo de um veículo, conduzido por uma senhora e onde se encontrava também o seu filho de 4 anos. A nota publicada, no portal da PMERJ, e transcrita a seguir, informa que houve uma operação de polícia ostensiva de perseguição cerco e bloqueio, envolvendo policiais militares, de vários batalhões, que lograram êxito no resgate da criança. Na noite de terça-feira (16/05), PMs do 27º BPM (Santa Cruz) foram acionados para uma ocorrência que começou com um assalto a um automóvel, Hyundai Tucson preto, abordado por criminosos em frente ao Hospital Municipal Pedro II. O carro era guiado por uma mulher de 29 anos e seu filho, de 4 anos, estava no assento traseiro. Durante o roubo, a mãe foi posta para fora e não teve a oportunidade de retirar a criança, que foi levado pelos criminosos junto com o veículo. Imediatamente se iniciou uma operação de cerco e perseguição aos criminosos, que se estendeu por diversos bairros da Zona Oeste e envolveu três Unidades, 27º BPM (Santa Cruz), 40º BPM (Campo Grande) e o 14º BPM (Bangu). A perseguição se encerrou em Bangu, quando policiais do 14º BPM resgataram a criança ilesa, que foi abandonada dentro do veículo na estrada do Taquaral em frente ao nº 100. A ocorrência foi registrada na 34ª DP (Bangu). Fonte: PMERJ.