Em Criciúma, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd) foi desenvolvido pelos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), de modo semelhante ao que ocorreu em Porto Alegre-RS, conforme notícia destacada em seguida:
Policiais militares da Brigada Militar ensinaram as crianças de Porto Alegre “a importância de dizer sim a uma vida saudável”
A semelhança do desenvolvimento do Proerd encontra-se, certamente, no propósito da escolha estratégica, quando se desenvolve ações de polícia comunitária direcionadas às crianças, adolescentes e respectivos pais, a fim de preveni-los e resguardá-los das ações indesejáveis do narcotráfico.
Leia mais, na notícia publicada, no portal da PMSC, e transcrita a seguir:
Para finalizar as atividades no primeiro semestre de 2017, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd) realizou nesta quinta-feira, 6, mais uma formatura, em Criciúma.Foram formados ao todo 1150 alunos da rede pública e particular de ensino, que em seu juramento prometeram ficar sempre longe das drogas e evitar a violência.
Um momento de destaque na formatura foi a formação do Proerd Kids, em que 17 alunos do 1º ano tiveram acompanhamento dos policiais instrutores do programa. Além disso O grupo Coral Show Criança Feliz alegrou a criançada e deu um brilho especial ao evento.
O Proerd tem por objetivo instruir e capacitar jovens estudantes, a respeito de habilidades necessárias para cultivar uma vida saudável, longe das drogas e da violência, de modo que elevem sua autoestima e saibam resistir as mais diversas pressões.
Fonte: PMSC.