A XXII reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo divulgação da Rádio França Internacional (RFI) será realizada, nesta quinta-feira (20), em Brasília, com tema “Agenda 2030: Avanços e Desafios”.
Na capital brasileira, “os governantes da CPLP discutirão a aplicação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelas Nações Unidas, nos seus países.”
O Anfitrião, “ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Aloysio Nunes”, receberá “os homólogos dos oito países-membros da CPLP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
Além do tema central da reunião, os “chefes da diplomacia da CPLP” debaterão a “situação política da Guiné-Bissau”. Para Maria do Carmo Silveira, secretária executiva da CPLP, “a Guiné-Bissau permanece dividida e nem a realização de novas eleições vai resolver o impasse político do país”, afirmando, à Agência Lusa, haver encontrado “um país muito dividido, em que há uma situação muito complicada, que exige que os principais actores políticos se sentem a mesa, dialoguem e encontrem uma saída”.
Entre os assuntos que serão debatidos, encontram-se “três novas candidaturas de países que querem ser membros-associados da CPLP, a difusão da língua portuguesa, a elaboração de um vocabulário técnico para algumas profissões, a facilitação da circulação de estrangeiros nos países dos membros da CPLP” além da possibilidade de “o reconhecimento de diplomas entre as universidades” dos países-membros.
Fonte: RFI.