No período de 3 a 5 de outubro próximo-passado, foi realizado, em Brasília-DF, o V ENCONTRO NACIONAL DAS ACADEMIAS DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES. O Evento Foi patrocinado pelas Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil (ALCABs) e a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA). A ilustre Escritora Gacy Simas, da Academia de Letras do Brasil, Seção Distrito Federal, ALB – DF, conduziu brilhantemente as atividades desenvolvidas.
Às atividades programadas, compareceu o Major Veterano Carlos Alberto da Silva Santos Braga, da Polícia Militar de Minas Gerais e Acadêmico-Correspondente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM. Carlos Braga, que é articulista do Espaço Virtual PontoPM, participou daquele Sodalício, por honra e deferência do Senhor Acadêmico-Presidente da AMCLAM, representando a mencionada Academia Maranhense.
Na reunião plenária do Comitê Nacional com Comitê Estadual e convidados, após o Credenciamento, decidiu-se sobre a realização dos próximos eventos. O de 2024, ocorrerá, na cidade de São Paulo-SP, nos dias 18/19/20 Outubro, e o de 2025, com data a ser definida, será no Estado do Paraná. Ficou decidido, naquele plenário, o período de 3 dias sequenciais, para a realização de ambos os eventos.
A Abertura oficial do encontro de Brasília-DF, foi abrilhantada com a Palestra Magna: O desafio das Letras, Ciências e Artes frente às futuras gerações. Proferida pelo Insigne Jornalista e Escritor Marcos Linhares, evidenciando:
- a importância de todos os membros de uma Academia estarem presentes no lançamento das obras dos demais confrades e confreiras, bem como conhecê-las, o que torna público o lançamento e a dimensão da obra;
- A questão do Chat GPT e os prejuízos para a propriedade intelectual;
- A necessidade e o compromisso das Academias na indicação de novos escritores, inclusive os pequenos e futuros escritores;
- A independência financeira e a disponibilidade de recursos públicos para financiamento das atividades, argumentando que o foco das Academias é a produção intelectual nacional, assim seus patronos devem ser escritores da terra ou da nacionalidade.
No dia 04 de outubro, as atividades foram marcadas por significados e objetivos diferenciados, que se sucederam através de:
- mesa-redonda – O papel das Academias de Letras nos dias atuais.Mediadora: Professora, advogada e escritora Basilina Pereira;
- palestra – Formação de leitores no mundo digital. Palestrante: Pedagogo e Mestre em educação Rodolfo Medeiros Cunha Fortes;
- oficina I: Introdução ao Haicai. Oficineira: Presidente da ALT/PR Escritora Lucrecia Welter; e
- oficina II: Escrita criativa em Cordel. Oficineiro: Mourão. Além de atividades musicais e lançamentos de livros.
Na quinta-feira, dia 05 de outubro, foi realizada a mesa-redonda: O mundo e a futura geração de escritores e de leitores. Atuou como mediadora a Dra. Vânia Diniz, Escritora, Poeta e Humanista. Nessa atividade acadêmica, houve a participação especial do Escritor Roberto klotz, que já conquistou mais de 30 prêmios literários.
Durante a mesa-redonda, o Major Veterano Carlos portou a réplica da Medalha relativa ao Prêmio Coronel Alvim de Menezes. Tal Comenda materializa e Chancela o Notório Saber das Ciências Militares da Polícia Ostensiva. Foi conferida, no ano de 2023, pela Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano – MesaMariano.
Respostas de 2
A AMCLAM vem seguindo com humildade, mas com muita propriedade a grandeza dos grandes sodalicios, com uma significativa participação no cenário cultural nacional.
O Acadêmico Correspondente CARLOS BRAGA, representou a AMCLAM neste importante conclave IV ENCONTRO NACIONAL DAS ACADEMIAS DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, representando este presidente, mediando a mesa-redonda: “O mundo é a futura geração de escritores e leitores” e o fez com propriedade. Portanto, registro meus agradecimentos, agradecendo sua disponibilidade.
Cel. PMMA Veterano Carlos Furtado
Meu Caro Senhor Confrade e Acadêmico-Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares Coronel Veterano da PMMA Carlos Augusto Furtado Moreira a obrigação em apresentar o melhor de mim, não é apenas o reconhecimento que faço à memória dos que me pertencem e de quem herdei o que sou, mas sobretudo a gratidão e a honra de pertencer ao Sodalício Militar Maranhense. As palavras são apenas sinais exteriores da gratidão que se eterniza. Não apenas a AMCLAM, mas também o Espaço Virtual PontoPM, me permitiram chegar onde estou e viver o que sou. Muito obrigado e cumprimentos a todos os Acadêmicos da AMCLAM.