Diante da fragrante realidade, as forças de segurança atuaram à proteção do Rio Araçuaí em Minas Gerais. Localizado no Vale do Jequitinhonha, na Região Nordeste do Estado, as ações e operações ocorreram no dia 05/11/2025. Por intermédio dos órgãos citados em seguida, seus profissionais atuaram a fim de reprimir a garimpagem ilegal ali praticada.
Seguiu-se a proteção do rio Araçuaí em Minas Gerais é desenvolvida frequentemente pelos servidores militares e civis dos órgãos estaduais e federais. Os mineiros são os integrantes do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMAMB), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). Constituíram a força tarefa da união os policiais da Polícia Federal (PF), apoiados pelos profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Nisso, o objetivo da proteção do rio Araçuaí em Minas Gerais objetivou o combate à atuação de grupos criminosos que praticam a extração mineral clandestina de ouro. No leito fluvial daquele rio, utilizam dragas flutuantes, ao arrepio da lei, sequer licença ambiental válida. Isso tem comprometido drasticamente o ecossistema, provocando assoreamento da calha do rio.
Somam-se, às agressões anteriores, a contaminação da água, mediante uso inconsequente de mercúrio que destrói a biodiversidade aquática. Tais ações criminosa insistem em desafiar as forças de segurança mineiras e federais. Além dos danos ambientáveis graves ao Bioma e as comunidades, os possíveis lucros pecuniários serão destinados aos patrocinadores das ações criminosas que assolam os estados e a Nação brasileira.
Com efeito, os quatro envolvidos, presos em flagrante delito, por certo, responderão por crimes ambientais, usurpação de bens da União e associação criminosa. Serão condenados e cumprirão penas superiores a 10 anos e reclusão. Além do sucesso na proteção da proteção do rio Araçuaí em Minas Gerais, mediante a integração operacional dos profissionais dos órgãos envolvidos, foram apreendidos: 12 dragas; 2 motocicletas; 1 veículo; 1 retroescavadeira; 2 geradores; 1 detector de metal e ouro e guinchos.


