pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
"><font dir="auto" style="vertical-align: inherit
"><font dir="auto" style="vertical-align: inherit

Há 41 anos, as mulheres policiais militares paranaenses atuam no Estado

Numa postagem publicada, na última quinta-feira (8), no portal da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), e de autoria da Jornalista Marcia Santos, há uma informações PMPR homenageando as policiais militares paranaenses, no Dia Internacional da Mulher. Salientou-se, que “há 41 anos, as mulheres militares estaduais lutam lado a lado com os homens da sua categoria, e ocupam postos e graduações de soldado a coronel, nas mais diversas regiões do estado.” Além disso, arguiu-se: “A mulher que protege nossas famílias, nosso patrimônio, nossa vidas, sem hora e nem certeza de que vai voltar para sua casa, acumulando papel de mãe, esposa e profissional seria mesmo o sexo frágil?” Na realidade, atualmente, “elas compõem quadros operacionais, na área da saúde, em batalhões de área, unidades especializadas e serviço administrativo.” Leia mais informações, sobre as mulheres que se dispuseram a ingressar na Instituição Militar Paranaense, publicadas no post, do portal da PMPR, transcrito em seguida: […] Uma mulher de destaque na PM do Paraná é a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, que hoje é Chefe do Estado Maior da Corporação, a terceira na estrutura da Polícia Militar do Paraná. Ela está na instituição desde 1985 e faz parte da terceira turma da Escola de Oficiais. “Tivemos avanços muito importantes nos últimos anos, mas queremos ter a oportunidade de exercer todas as funções na PMPR e isso está ocorrendo e ocorrerá mais ainda gradualmente”, avalia. “O valor profissional da mulher na corporação vem sendo reconhecido no decorrer dos anos, antes era mais restrito”, disse a coronel que já Comandou, por um período, o 8º Batalhão da PM, em Paranavaí (norte) e ocupou outras funções importantes como Chefia do Estado Maior do 3º CRPM, em Maringá (PR), e Coordenação de Segurança da Vice-Governadora Cida Borguetti. Para a Chefe de Planejamento do 20º BPM, major Isabel Cristina Muzeka, atualmente a PMPR é uma das instituições mais abertas à igualdade de gêneros e promoção do desenvolvimento profissional feminino. “Há 33 anos, ao ingressar na PM, tínhamos uma condição de muitos deveres e poucos direitos, esse fator impedia um crescimento equânime na carreira da mulher PM. Hoje temos iguais condições de desenvolvimento na carreira, ganhamos o mesmo que os homens nos mesmos postos e graduações, possuímos um quadro único de promoções, onde o critério é o preparo técnico e o merecimento, e não a questão de gênero”, explica. A Capitão Ivane Jenk, que está há três anos na Agência Central de Inteligência (ACI), por sua vez, foi a primeira mulher da Polícia Militar do Paraná a frequentar e concluir o curso, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) – na época Choque –, chamado Controle de Distúrbios Civis (CDC), em 2007. “Desempenhamos as mesmas funções que os homens hoje na corporação, em outros momentos houve mais resistência, mas hoje caminhamos para avanços mais significativos”, disse a oficial, que tem 21 anos de corporação. Chefe da subseção de transportes da PM, a capitão Dalva Rosane Felipack, que ingressou na corporação em 1999, diz que é um orgulho ser policial militar. “Vejo que lutamos muito e durante esse tempo fomos cada vez mais aumentando nossa participação na Polícia Militar. Temos nosso espaço na Polícia Militar, em todas as atividades, tanto no serviço administrativo como no operacional, e desempenhamos com a mesma qualidade, produtividade e eficiência que o efetivo masculino”, ressalta. “Me orgulho muito de pertencer à Polícia Militar, de ser mulher, de ter passado por todo o por todo processo seletivo, teste físico, psicológico, ou seja, por todas as etapas do concurso e ter logrado êxito”. Além das funções de Comando, a corporação conta hoje com mulheres que se destacam em atividades consideradas masculinas devido à exigência de grande esforço físico, no serviço operacional (nas ruas). Neste campo, a soldado Marcia Falkievicz, que compõe há a ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) do 20º Batalhão, situado na capital, há cinco anos, é um dos exemplos. “Nos dedicamos em nossas atividades, seja na Radiopatrulha ou, como no meu caso, na ROTAM sempre em prol da comunidade; somos tratadas com respeito”, garante. Para a Soldado Diana Oliveira Contador, que ingressou na corporação em 2013, e hoje atua na Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 17º Batalhão da PM, “é um orgulho estar na ROCAM, em outras unidades já trabalhei com motos e me sinto realizada. É necessário ter uma mulher trabalhando na rua, pois no crime também há mulheres e há momentos em que a atividade exige a nossa presença, como no caso de fazer uma revista íntima. É bacana atuar na rua em prol da sociedade. Meu sonho era ser policial militar, muita gente duvidou da minha capacidade, mas conquistei meu espaço”, explica. “Tenho duas filhas e se elas escolhessem esta profissão eu ficaria muito orgulhosa, pois é uma honra proteger a sociedade”, complementa. Nos 12 km de rodovias estaduais, a coisa não é diferente, a mulher é atuante em motos e viaturas: “Cada dia se torna mais forte a paixão pela polícia, desenvolvo meu trabalho todos os dias como se fosse a primeira vez”, descreve a soldado Adriana Gomes de Araújo, que atualmente trabalha no Posto Rodoviário de Palotina. “Eu sempre quis ser polícia”, completa a policial, única mulher do batalhão rodoviário que faz escoltas de grande porte, como foi na delegação da Tocha Olímpica e da Copa do Mundo. Ela também já fez escolta de presidenciáveis. Antes de ser PM, a soldado Juliana Lima Nakamura trabalha em um salão de beleza. “Sempre tive admiração pela Polícia Militar e se tornou um sonho, desde criança e isso me fez tentar o concurso. Meu namorado à época [agora meu marido] sabia da minha paixão e quando viu o edital me incentivou a fazer. Foi um sonho que se tornou realidade”, relembra. “Hoje, sendo policial, minha vida mudou completamente, além disso sou muito bem acolhida”, completou a policial que trabalha no serviço administrativo atualmente, no quartel do Comando Geral. HISTÓRIA – De acordo com artigo da oficial e primeira tenente-coronel, Rita Aparecida de Oliveira, em 19 de

FaceBook da Polícia de Segurança Pública é uma das páginas mais populares de Portugal

A página do FaceBook, da Polícia de Segurança Pública (PSP), é considerada uma da mais populares, na categoria “páginas institucionais”, segundo uma reportagem da Rádio e Televisão de Portugal. Essa notícia, juntamente com o vídeo destacado acima foram publicados no Facebook da PSP, onde se encontra também: Agradecemos aos nossos seguidores por interagirem connosco e à RTP por esta reportagem. Naquele vídeo, o “Intendente Hugo Palma”, do Gab. Imprensa e Relações Públicas”, da PSP, explica a estratégia de comunicação adotada: “[…] o que nós fizemos e o que nos fez começar a ser mais notado nas redes sociais foi de facto a utilização do humor como uma ‘arma’. Abandonar discursos fatalistas, discursos de mestre-escola… de autoridade cinzenta… e entrar numa linguagem do dia a dia! De modo semelhante, os membros da “equipa” de “Imprensa e Relações Públicas” falaram de suas aplicações práticas da estratégia explicada por Hugo Palma. Com as informações da PSP

As policiais são-tomenses comemoraram o “Dia Internacional da Mulher”

No FaceBook da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe (PNSTP), duas postagens evidenciaram as comemorações do “Dia Internacional da Mulher” pelas policiais são-tomenses. Na primeira, foi destacado a realização de “um conjunto de actividades recreativas”; e na outra uma mensagem de cumprimentos da “Subintendente Directora do Departamento de Violência Doméstica e Rede Mulher Polícia” daquela Instituição Policial. Actividades recreativas No post sobre as actividades recreativas, encontra-se a seguinte mensagem: Sobre o Dia Internacional da Mulher No considerado “o mês da Mulher”, os elementos femininos da Polícia Nacional, e dos Serviços Prisionais e Reinserção Social organizaram um conjunto de actividades recreativas, como uma partida de futsal,dentre outras, com o intuito de comemorar-se o Dia Internacional da Mulher. Um bem-haja às nossas camaradas! Mensagem da Subintendente Teresa Santiago Na sua mensagem, trasncrita em seguida, a Subintendente Teresa Santiago enfatizou: Dia Internacional da Mulher “Desejo-vos um óptimo 8 de Março, mas acima de tudo quero encorajar-vos, pois numa sociedade machista como a nossa, o empoderamento feminino torna-se cada vez mais urgente e necessário. A sociedade são-tomense precisa de nós e temos de fazer valer a nossa posição em comunhão com os homens. A mulher deve ser amada e cuidada para que retribua de igual forma.” Subintendente Teresa Santiago Directora do Departamento de Violência Doméstica e Rede Mulher Polícia, da PNSTP Com as informações da PNSTP 1 e 2

Policiais militares paulistas cumpriram mandado de busca e apreenderam armas de fogo, veículos, drogas e dinheiro, nos municípios de Descalvado e Araraquara

Informações de uma postagem publicada no portal da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) relatam que os policiais militares paulistas Policiais Militares cumprem mandado de busca apreenderam armas de fogo, veículos, drogas e dinheiro, nos municípios de Descalvado e Araraquara. As ações foram desenvolvidas pelos profissionais paulistas de polícia ostensiva e preservação da ordem pública que integram a “3ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior” em cumprimento de “um mandado de busca e apreensão” naqueles municípios de São Paulo, O detalhamento das ações policiais militares foi assim publicado naquele post do portal da PMESP: […] As diligências foram realizadas nos bairros Parque Vitória, Jardim Santa Terezinha e Boa Vista II. Um homem apresentou documentos falsos e no momento da abordagem estava com a sogra e duas cunhadas. Diligências foram feitas até sua residência, onde foram encontradas uma pistola calibre .380, um revólver calibre .38, 14 munições calibre 12, 26 munições calibre.38 e 40 munições, calibre .380, além de ferramentas para adulteração de veículo e drogas. Nos outros pontos da diligência foram encontrados dinheiro, simulacros, do tipo ‘airsoft’, modelos metralhadoras e fuzis, um Fiat Fiorino, um Honda Civic, um VW Polo e uma Honda Biz. Todos os veículos apresentavam adulteração nos documentos. O criminoso foi conduzido ao Distrito Policial da cidade, onde foi identificado e autuado, permanecendo à disposição da Justiça. Com as informações da PMESP

7 armas de fogo foram apreendidas pelos policiais militares mineiros, “‘na Operação Sagarana'”, em Jequitaí-MG

Uma postagem do portal da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informa que os profissionais mineiros de polícia ostensiva e preservação da ordem pública apreenderam “sete armas de fogo em Jequitaí na ‘Operação Sagarana’”. Realizada no “início da manhã” desta sexta-feira (9), pelos “policiais militares do” 55º Batalhão de Polícia Militar”, que “cumpriram treze Mandados de Busca e Apreensão em diversos bairros do município de Jequitaí.” No post publicado, no portal da PMMG, destacaram-se, ainda: […] A operação, que tem o nome do Livro de Guimarães Rosa, cujo conto “A Hora e Vez de Augusto Matraga” é ambientado às margens do Rio Jequitaí, faz parte de um conjunto de ações da Polícia Militar para coibir os crimes violentos no município, grande parte destes crimes relacionados ao tráfico de drogas. Foram empenhados 45 policiais militares do serviço ostensivo e outros sete do serviço de inteligência. A operação resultou na apreensão de 07 armas de fogo (06 espingardas e 01 revólver), munições diversas, 03 motocicletas, pássaros silvestres, entre outros materiais. Cinco homens foram presos.         Com as informações da PMMG

Polícias portugueses apreenderam diversos materiais e “estupefacientes na área metropolitana do Porto”

No portal da Polícia de Segurança Pública, uma postagem informa que os polícias “do Comando Metropolitano do Porto” apreenderam diversos materiais e “estupefacientes na área metropolitana do Porto”. As ações bem-sucedidas foram realizadas, “no período compreendido entre as 21H00 do dia 2 e as 02H00 do dia 3 de março,” quando os profissionais portugueses “da Divisão de Investigação Criminal” desencadearam “uma operação policial que visou um conjunto de indivíduos que de forma organizada se dedicavam ao tráfico de estupefacientes na área metropolitana do Porto.” Além dessas informações, leia outras que foram publicadas no portal da PSP e transcritas em seguida: […] A investigação, contemplou a realização, de uma busca domiciliária na área da cidade do Porto, de que resultou: Detenções • 03 homens com idades compreendidas entre os 25 e os 38 anos de idade, residentes no Porto e em Leça do Balio. Apreensões • Haxixe suficiente para cerca de 226.917 doses individuais; • Cocaína suficiente para cerca de 118 doses individuais; • Liamba suficiente para cerca de 46 doses individuais; • 0,53 gr de Ecstasy; • 01 bastão extensível; • 01 soqueira; • 01 embalagem de aerossol de defesa (gás pimenta); • a quantia de 1504 Euros; • 04 telemóveis, 01 balança digital e demais utensílios usados na venda direta de estupefacientes. Os detidos foram presentes junto das Autoridades Judiciárias. Com as informações da PSP

Polícia Militar do Distrito Federal homenageia as policiais militares, no Dia Internacional da Mulher

Dois momentos distintos marcaram as homenagens prestadas à Mulher Policial, nas comemorações do “Dia Internacional da Mulher”. O primeiro foi a realização de uma palestra aberta ao público, tratando de temas de interesse da Mulher. O outro foi a publicação, no portal da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), de um post alusivo à significativa data. Palestra aberta ao público Veja no vídeo abaixo, flashes da palestra realizada: Post alusivo ao Dia Internacional da Mulher No post publicado no portal da PMDF, além de evidenciar a importância do “Dia Internacional da Mulher”, foi mencionada “uma singela homenagem a todas as mulheres, em especial, àquelas que cumprem suas missões em defesa da segurança pública e da paz social.” No post, salientou, também, a importância das policiais militares no contexto da polícia ostensiva e preservação da ordem pública, informando que elas “saem às ruas da capital federal todos os dias e arriscam suas próprias vidas para proteger a vida e o patrimônio de outras pessoas.” Ao final, registraram-se os seguinte cumprimentos: Parabéns policiais femininas pelo trabalho realizado com tanta dedicação … Leia também os depoimentos evidenciados no fôlder abaixo: Com as informações da PMDF

O seu silêncio poderá favorecer a ocorrência de um crime…

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) divulgou, no seu FaceBook, o vídeo acima, realizado pelo “O Vale”, com o apoio daquela Instituição Militar Estadual. As imagens vistas e os sons ouvidos no vídeo traduzem parte do sofrimento de algumas mulheres paulistas que decidiram gritar e pedir socorro! Mas, foi possível perceber, também, variadas reações daquelas pessoas que ouviram as gravações de diversos casos — comuns no cotidiano dos centros e operações policiais militares brasileiros — de mulheres subjugadas por companheiros que se escondem atrás de paredes para agredir covardemente crianças e mulheres indefesas, longe dos olhos de quem poderia protegê-las. Os números expostos no vídeo favorecem estimar a dimensão do problema. Daí a importância do envolvimento de todas e de todos nessa batalha desigual travada diuturnamente na guerra da violência e da criminalidade. Para que a batalha cesse, é preciso que o seu silêncio não favoreça uma ocorrência de crime contra as crianças e as mulheres. Não se cale. Denuncie! Com as informações da PMESP

240 kg de drogas foram apreendidos pelos policiais militares mineiros e policiais rodoviários federais

Nessa terça-feira (6), uma atuação integrada de proteção, entre os policiais militares da 13ª Região de Polícia Militar e os policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na apreensão de “aproximadamente 240 quilos de maconha.” As ações policiais iniciaram com a comunicação dos policiais, da PRF, com os da 13ª RPM da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuam no Centro de Operações Policiais Militares daquela unidade integrativa, informando que, no município de Ressaquinha, “dois homens estavam se deslocando sentido Belo Horizonte – Rio de Janeiro, fazendo transporte de entorpecentes. Eles estavam em dois veículos: um FOX, cor prata, licenciado em Alfenas e um Palio, cor branca com placa de Brasília (DF).” Consequentemente, os policiais militares mineiros ativaram a “operação cerco e bloqueio no caminho. Os veículos estavam juntos, mas retornaram sentido Ressaquinha.” Foram realizadas duas abordagens policiais aos veículos e respectivos ocupantes. A primeira, foi realizada, em Carandaí-MG, pelos policiais da PRF, porém nenhuma evidência ilícita foi encontrada. Na segunda, os policiais militares abordaram o outro veículo ” numa estrada vicinal que liga Ressaquinha à Alfredo Vasconcelos. Nele, foram encontrados aproximadamente 240 quilos de maconha.” Para os policiais participantes da operação policial militar, a “suspeita é de que um carro ia na frente fiscalizando a rodovia para o que estava com droga.” A ocorrência foi encerrada na “Delegacia de Polícia em Barbacena”, onde foram conduzidos os três homens presos, suspeitos da prática ilícita de tráfico de entorpecentes e entregue “a droga apreendida.”       Com as informações da PMMG

error: Conteúdo Protegido!