Na realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a Polícia Militar do Pará (PMPA) atuará, e, por isso, fez uma parceria inovadora, com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo visava a qualificação, na conversação da Língua Inglesa dos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, durante a realização do citado evento, em Belém – Capital do Estado, em novembro próximo. Da ação estratégica entre a PMPA e a UEPA, com investimento de R$ 388.000, 00 (Trezentos e oitenta e oito mil reais), 452 policiais militares foram habilitados, nos níveis de proficiência em inglês (básico, intermediário e avançado), a fim de atender às necessidades de proteção, durante a COP 30, que reunirá autoridades e delegações de diversos países do Mundo.
A solenidade de formatura foi realizada no auditório do Quartel do Comando Geral, em Belém, com a participação dos formandos e seus familiares e prestigiada por autoridades civis e militares e por educadores da UEPA. Na ocasião, a cabo Orquídea, oradora da turma, realizou a leitura de agradecimento em inglês, a qual foi traduzida ao público. Logo depois, os presentes assistiram a uma simulação de ocorrência de roubo, em Belém. Houve, ainda, a demonstração do acionamento de uma viatura sob o comando do 3° sargento Weber — para atender a uma mulher estrangeira, que falava inglês — mostrou-se qualificado, dialogando em inglês, com a solicitante, e prestando-lhe as devidas orientações.
A eficácia da parceria, entre PMPA e UEPA, foi ressaltada como um exemplo de colaboração das instituições públicas, segundo o Reitor da UEPA, Clay Chagas, ao afirmar que os concluintes: ” entenderam a importância de uma formação a mais, porque essa especialização se faz como algo necessário e contínuo. Então eu queria parabenizar cada um dos senhores que teve a perseverança de começar o curso há mais de um ano atrás e finalizar”.
A capacitação foi realizada entre os dias 30 de abril de 2024 e 17 de maio de 2025, tornando-se importante mecanismo de comunicação verbal para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes da COP 30. Com a formatura desses militares, a PMPA demonstra seu compromisso em oferecer um serviço de excelência e garantir uma recepção eficiente e segura para os visitantes estrangeiros.
Na avaliação do Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, doravante: “Belém vai entrar no mapa do mundo, no que tange ao turismo. E a gente vai ter que estar sempre pronto para receber bem o turista para que ele leve a melhor impressão possível da nossa cultura, da nossa Belém e do nosso Pará, trazendo outras pessoas, fomentando emprego e renda”.