Policiais militares baianos inovam com o lançamento do projeto “Torcida Legal”

 

Um post publicado no portal da Polícia Militar da Bahia (PMBA) noticia que na manhã “desse sábado (9) foi lançado o projeto ‘Torcida Legal’ desenvolvido pela PM através do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), que marca o primeiro encontro de muitos outros durante 30 meses. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral com a participação de representantes das torcidas organizadas, do Juizado do torcedor e da Federação Baiana de Futebol.”

Trata-se de um projeto que fortalece as ações de polícia polícia ostensiva nas comunidades baianas, visando a:

[…] conscientizar e capacitar os torcedores, através das torcidas organizadas, levando conhecimentos, sobre a legislação do Estatuto do Torcedor, comportamentos nos estádios, conhecimento dos planejamentos de segurança desenvolvidos pela PM, estimulando práticas positivas e a redução das ocorrências policiais nos dias de jogos.


O Major Flávio, subcomandante do BEPE ressaltou que, “Por ser um projeto inovador no Brasil temos a expectativa conscientizar e trazer conhecimento às torcidas organizadas sobre a importância do Estatuto, diminuído ocorrências e dando responsabilidades aos frequentadores dos estádios”.

Durante a palestra de apresentação o capitão Nascimento do BEPE, comentou que “é preciso fazer algo para mudar o cenário. Não é porque as principais ocorrências registradas são de menor potencial ofensivo que não tenha relevância, elas geram prejuízo. Os encontros facilitarão a mudança de comportamento dos frequentadores nos estádios de futebol com o passar do tempo”.


Já o diretor da 18ª Vara Criminal do Torcedor, Dr. Adriano Oliveira, acredita que “o projeto aconteça e se desenvolva com um trabalho de educação e conscientização de responsabilidades das torcidas nos estádios diminuindo as ocorrências. Estamos de braços abertos para trabalhar com a PM”. Ressaltou.

Membros das torcidas organizadas falaram das suas impressões ao serem convidados para participar da capacitação “foi perceptível à importância do projeto e abraçamos a causa. Já convocaremos nossos companheiros para as próximas reuniões”, comentou Raian Ferreira torcedor do time Bahia. Já Junior de Deus, torcedor do Vitória, disse que “com a mudança do comportamento as pessoas perceberão a real função da torcida organizada que é levar alegria e laser para os espectadores dos jogos”.

Os encontros, que terão aulas teóricas e práticas, além de estudos de casos com imagens reais, serão quinzenais para até 120 pessoas, assim os alunos também poderão ser multiplicadores levando ainda mais longe a ideia da “Torcida Legal”. Todos os participantes receberão certificado.

O projeto marca mais uma vez a parceria entre PM e comunidade.

 

Fonte: PMBA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM