A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC) publicou, no seu portal, informações sobre a conclusão do curso e formatura dos aspirantes de 2017 – “Turma Associação Chapecoense de Futebol”.
Veja as fotos que marcaram os momentos significativos da esplêndida solenidade na vida dos novéis aspirantes, seu familiares e toda a PMSC.
Leia mais informações na notícia transcrita abaixo:
GALERIA DE FOTOS: CLIQUE AQUI
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na manhã desta sexta-feira, 30, a formatura de 35 novos aspirantes a oficial. A solenidade aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, o comandante-geral da PMSC, coronel Paulo Henrique Hemm, entre outras autoridades.
“O ato é um marco para a instituição, mas sua profundidade e dimensão só podem ser sentidas na plenitude por esses jovens que após perseverar por um grande e intenso período de preparação e capacitação, ultrapassam hoje, a linha de chegada desta importante etapa de suas vidas”, disse o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique.
Os futuros oficiais estão devidamente preparados para o cumprimento de inúmeras missões no campo da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública.
O curso, com carga horária de 3.012 horas aula, distribuídas em quatro semestres e mais o estágio operacional, desenvolveu atividades como: estágio supervisionado em unidades da Polícia Militar na Grande Florianópolis e São José; escalas de apoio operacional e de reforço nas unidades da Grande Florianópolis, nos eventos esportivos, shows e policiamento de Carnaval; atuação no planejamento e execução do policiamento na Festa da Santíssima Trindade; participação em diversas palestras realizadas dentro e fora da Academia da Polícia Militar da Trindade; além de viagens de estudo pelo Estado.
“Venham somar seus esforços, suas competências e suas vocações para a transformação e o aperfeiçoamento desta instituição, no sentido de cada vez mais ampliar e melhorar a qualidade na prestação de serviços, construindo avanços e resultados úteis à sociedade”, aconselhou o secretário Grubba.
A cerimônia foi marcada por diversos atos. O primeiro foi a devolução dos espadins, arma símbolo do cadete. Depois, já utilizando seus uniformes e insígnias de aspirantes a oficial, os formandos estavam prontos para receber a espada, símbolo do oficialato.
A turma leva o nome Associação Chapecoense de Futebol, por tudo que ela representa para o Estado, pela força que vem demonstrando no seu ressurgimento após a tragédia ocorrida no fim do ano passado. Representando a Associação, o diretor jurídico do clube, Marcelo Zoleti, recebeu uma homenagem dos formandos.
Outro ato foi a entrega de premiação aos cadetes que se destacaram no decorrer no CFO pelo seu esforço e dedicação.
Prêmio Ministério Público de Santa Catarina, ao 1º colocado na área de direitos humanos, aspirante a oficial Henrique Carrer Arent, entregue pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fábio de Souza Trajano, representando o procurador-geral de Justiça, Sandro José Neis.
Prêmio 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, ao 1º colocado nas disciplinas militares, aspirante a oficial Bruno Alves de Morais, entregue pelo coronel João Marcos Machado de Oliveira, representando o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Sérgio Luiz Tratz.
Prêmio Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, ao 1º colocado nas disciplinas de bombeiro militar, aspirante a oficial Luis Henrique Fogaça de Almeida, entregue pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Onir Mocelin.
Prêmio Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ao 1º colocado na área de ciências jurídicas, aspirante a oficial Edson César Napoleão júnior, entregue pelo desembargador Sérgio Izidoro Heil, representando o presidente do TJSC, desembargador Nelson Schaefer Martins.
Prêmio Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ao 1º colocado na área de ciências humanas e sociais, aspirante a oficial Leandro Dirschnabel, entregue pelo deputado estadual Maurício Eskudlark, representando o presidente da Alesc, deputado estadual Silvio Dreveck.
Prêmio Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), conferido ao 1º colocado nas disciplinas policiais militares, aspirante a oficial Leandro Dirschnabel, entregue pelo secretário de Estado da SSP, Cesar Grubba.
O aspirante a oficial Leandro Dirschnabel conquistou também a primeira colocação na turma, na classificação geral do curso, com média 9.89 e recebeu as seguintes condecorações:
Prêmio Associação Capitão Osmar Romão da Silva, conferido ao 1º colocado no CFO, que foi entregue pelo presidente da Associação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (Acors), coronel RR Sérgio Luis Sell.
Medalha Alferes Tiradentes, conferida ao 1º colocado do curso, entregue pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique.
O aspirante a oficial Leandro Dirschnabel também fez jus ao prêmio Feliciano Nunes Pires, representado pela espada símbolo do oficial. O agraciado recebeu a espada das mãos do secretário Grubba, representando o governador do Estado, Raimundo Colombo.
Ao mesmo tempo, os demais formandos receberam as espadas dos seus padrinhos, madrinhas e familiares.
Em seguida, os aspirantes prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional, símbolo máximo da Nação Brasileira.
“Ao ser declarado aspirante a oficial da Polícia Militar, assumo o compromisso de cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, e de dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, a preservação da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”
A solenidade foi encerrada o desfile do grupamento formado, em continência ao comandante-geral, seguido do ato de despedida dos formandos do quartel escola.
Os atos de formatura foram precedidos por um culto ecumênico, realizado na Capelania Militar Cristo Rei.
O nome da turma
O acidente aéreo ocorrido na Colômbia, em 29 de novembro de 2016, marcou a história do futebol mundial e da cidade de Chapecó. Foi esse acontecimento que ensejou a emocionante conexão entre a Turma de Aspirantes 2017 e a Associação Chapecoense de Futebol.
Ao som do acorde “Va, pensiero”, do compositor italiano Giuseppe Verdi, a turma de aspirantes prestou as honras militares às vítimas do acidente perante os olhares de milhões de pessoas que acompanharam o importante momento. Lá, forjou-se em definitivo o sentimento de solidariedade que é próprio daqueles que se doam em prol da sociedade, hoje incorporado nos futuros oficiais.
Como reconhecimento por fazer parte de tão importante etapa, os aspirantes homenageiam a Associação Chapecoense de Futebol, carregando o seu nome ao longo da carreira.
Fonte: PMSC.