Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), que atuam na polícia ostensiva ambiental, no “Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou no sábado, 15, no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, uma grande quantidade de animais silvestres sendo mantida em cativeiro numa chácara”.
Leia a publicação encontrada no portal da PMSE:
Por volta das 16h, a guarnição Arara 01, composta pelo cabo Barreto Júnior e os soldados Cristiano e Pithon, fazia patrulhamento de rotina no Povoado Aloque, quando percebeu que havia uma quantidade de pássaros expostos na varanda de uma chácara localizada próximo à antiga linha férrea.
Ao desembarcar para a abordagem e com a autorização do proprietário do local, os militares perceberam que se tratava de um criadouro clandestino de animais silvestres, já que, ao percorrer toda a propriedade, flagraram grandes gaiolas e pequenos cativeiros para abrigar várias espécies de animais.
Em conversa com o responsável, este confessou que alguns animais tinham se reproduzido ali mesmo e outros eram fruto de doações, mas negou que os animais eram capturados ou reproduzidos para venda. Diante do exposto, foi explicado ao infrator, um senhor de 59 anos, que, caso desejasse continuar com a criação de reprodução de animais silvestres, seria necessária a autorização dos órgãos ambientais.
Apreensões
Durante a ocorrência, foram apreendidos 15 jabutis, oito preás, dois papagaios, dois periquitos e dezenas de pássaros silvestres, totalizando 54 animais. O homem, para não ser conduzido à delegacia, concordou em assinar o termo circunstanciado no próprio local e vai responder no Juizado Especial Criminal de São Cristóvão, por crime ambiental previsto no artigo 29, da Lei 9.605/98.
Fonte: PMSE.