A nova monitora de equitação do Regimento de Cavalaria da PMMG, é a Cabo PM Flaviana Vileta Silva. Concluiu o Curso de Monitores de Equitação na Escola de Equitação do Exército Brasileiro (EB), no Rio de Janeiro. Naquela instituição escolar, a militar mineira integrou a turma — constituída por 12 discentes das Polícias Militares brasileiras —, concluinte do citado curso.
No Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), da PMMG, a nova monitora de equitação foi selecionada em 2025. Naquele curso do EB, cumpriu a jornada prevista na matriz curricular de 1305 horas, com atividades presenciais e à distância. As disciplinas e assuntos abordados foram as seguintes:
- Fundamentos Teóricos do Curso Completo de Equitação (CCE)I e II;
- Fundamentos Teóricos do Salto, Salto I e II;
- Iniciação de cavalos novos I e II;
- Saltadores I e II;
- Emprego Militar de Equídeos/GLO.
- O curso proporcionou sólida formação teórica e prática em disciplinas como Iniciação de Cavalos Novos, Salto, Concurso Completo de Equitação, Escola do Cavaleiro, Hipologia, Emprego Militar de Equídeos e Trato, desenvolvidas ao longo de duas fases, possibilitando a aplicação imediata dos conhecimentos na rotina institucional.

A Cabo PM Flaviana, há 10 anos. na PMMG, e prestando serviço à sociedade mineira, é a primeira policial feminina a receber tal qualificação e capacitação. O curso por ela concluído é reconhecido, nacional e internacional , e tem sido referência na formação de profissionais de alto nível técnico. Assim, a nova monitora de equitação do RCAT contribuirá:
no treinamento da tropa, no assessoramento técnico quanto ao preparo, manejo e emprego operacional dos equinos, bem como no aprimoramento do patrulhamento montado e das demais atividades hipomóveis.
A conclusão do curso ora descrita, para “[…] o comandante do RCAT, tenente-coronel PM — Jordane Cézar Campos Costa, […] representou um significativo ganho institucional para a PMMG […]. Assim, “[…] passa a contar com, além dos oficiais, agora com praças ainda mais qualificados, capazes de conduzir instruções, treinamentos e operações com elevado padrão técnico […]”.
Acrescentou, ainda que:
“Os conhecimentos adquiridos fortalecem a atuação da tropa montada no policiamento preventivo, repressivo, em eventos, solenidades e demais missões em que o emprego do cavalo se mostra estratégico e eficiente. A especialização agrega valor profissional, constituindo um diferencial técnico reconhecido no âmbito da corporação”
Fonte: PMMG



