No portal da Guarda Nacional Republicana de Portugal (GNR-PT), uma postagem informa ações de polícias ostensiva bem-sucedidas realizadas pelos militares daquela Instituição, destacando-se a “Apreensão de 992 peças contrafeitas, em “Montalegre”; “Proteção de Espécies Protegidas”, no “território nacional”, e “Apreensão de 28 tartarugas” em “Ponta Delgada”.
As três ocorrências foram assim descritas:
Primeira ocorrência – “Apreensão de 992 peças contrafeitas”
O Comando Territorial de Vila Real, através do Posto Trânsito de Chaves, ontem, dia 21 em Montalegre, apreendeu 992 peças de roupa contrafeita.
A ação foi efetuada no decorrer de uma fiscalização rodoviária, tendo a mercadoria sido detetada numa viatura ligeira de mercadorias, conduzida por um cidadão estrangeiro, de 43 anos, entretanto identificado.
Foram apreendidos:
- 842 sweats;
- 69 pares de calças;
- 150 fatos de treino.
Foi elaborado um auto de noticia para Tribunal Judicial de Vila Real – Secção de Montalegre.
Segunda ocorrência – “Proteção de Espécies Protegidas”
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), entre os dias 15 e 20 de dezembro, em todo o território nacional, realizou ações de fiscalização no âmbito da proteção de espécies da vida selvagem com o intuito de prevenir, detetar e reprimir situações de tráfico, exploração, comercialização e detenção de exemplares deste tipo.
Durante a operação, militares dos comandos territoriais, em coordenação com a estrutura SEPNA, fiscalizaram 209 estabelecimentos comerciais, 29 feiras e duas exposições, tendo registado:
- 68 contraordenações;
- 164 aves apreendidas.
Esta operação decorreu no âmbito da Convenção Sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), que regula o comércio internacional de espécimes das espécies da fauna e da flora selvagens (espécimes vivos de animais e plantas e suas partes e derivados) com base num sistema de licenças e certificados que provam a sua origem legal.
Terceira ocorrência – “Apreensão de 28 tartarugas”
O Comando Territorial dos Açores, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Horta, hoje, dia 22 de dezembro, apreendeu, no Aeroporto da Horta, 28 tartarugas.
No decorrer de um controlo sanitário a duas caixas de esferovite contendo peixes de aquário, os militares detetaram um fundo falso, o qual depois de aberto continha três caixas com tartarugas.
Após confirmadas as espécies encontradas, verificou-se tratar-se de 13 tartarugas aquáticas chynemys reevesii – família emydidae e 15 tartarugas do mississipi graptemys kohnii – família geomydedae.
As tartarugas destinavam-se a uma loja de venda de animais, a qual não se encontrava licenciada para o efeito, motivo pelo qual foram apreendidos. O proprietário do estabelecimento foi identificado, sendo-lhe levantado o respetivo auto de contraordenação.
Fonte: GNR-PT.