As homenagens a Tiradentes foram marcantes, nessa semana em que se comemora o aniversário da morte do valoroso Alferes Joaquim José da Silva Xavier. Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar do Piauí (PMPI) participaram ativamente das comemorações programadas.
Conforme se vê no portal da PMPI, na última quarta-feira (19), os policiais militares piauienses iniciaram a “Operação Tiradentes”, com os seguintes detalhes:
A partir de deliberação na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), ocorrerá a “Operação Tiradentes”, que será a primeira operação conjunta de Policiais e Bombeiros Militares de todos os estados do Brasil.
A Operação, da qual participará a Polícia Militar do Piauí, tem o objetivo de garantir a segurança aos cidadãos brasileiros por meio de ações e operações de prevenção e manutenção da ordem pública durante o feriado de Tiradentes, daí o nome que recebeu. Para isso, o foco das ações policiais militares será a intensificação do atendimento de ocorrências, abordagens realizadas, apreensão de drogas e veículos roubados/furtados e cumprimento de mandados de busca e apreensão.
A ação deverá ter início no dia 20 de abril (quinta-feira, véspera de feriado de Tiradentes) às 14h e ocorrerá pelo período de 24 horas, encerrando às 14 horas do dia 21, sendo que todos os estados da federação iniciarão a operação simultaneamente, liberando seus efetivos em conjunto.
A Polícia Militar do Piauí deflagrará, amanhã (20), a operação no âmbito estadual, definindo os locais de ação e emprego do contingente conforme as necessidades locais.
O Governador do Estado expediu a seguinte nota de saudação:
Saúdo a cada um dos homens e mulheres que integram as fileiras da Polícia Militar do Piauí. Dirijo-me aos oficiais, praças e entidades representativas dos policiais militares.
Neste 21 de abril, fazemos uma justa e correta homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que se revelou como notável lutador pela liberdade da nação brasileira, buscando sempre as condições para que nos tornássemos um país autônomo, soberano e com mais qualidade de vida em um tempo onde as diferenças sociais eram ainda mais fortes.
E, nesta data, também queremos homenagear os heróis do presente, reconhecendo, como governador do Estado, que policiais todos os dias, a exemplo de Tiradentes, colocam a sua própria vida em risco para garantir o bem estar da coletividade, combater a criminalidade, garantir a redução da violência e assegurar uma política de paz.
Então, é nesse contexto que comemoramos o 21 de abril. Para que a gente possa cada vez mais, alcançar melhores condições de trabalho com dignidade e auto-estima elevada. Sabendo aqui que cada praça, cada oficial, cada homem e cada mulher da nossa Gloriosa Polícia Militar (como diria nosso saudoso amigo coronel Francisco Prado) é muito importante. Destaco aqui também o trabalho do nosso secretário de Segurança, Fábio Abreu, e do comandante da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto, que, a cada dia, têm se empenhado para garantir melhores resultados na segurança do Piauí.
Parabéns, Polícia Militar!!!! Avante Polícia Militar!!!
Wellington Dias – Governador do Piauí.
Outro ponto significativo nas comemorações, foram assim destacados:
Em Celebração ao Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares, a Polícia Militar do Piauí realizou as tradicionais solenidades alusivas a esta data.
Para começar, os oficiais superiores da corporação se reuniram no pátio externo do Quartel do Comando Geral, onde foi feito o hasteamento do Pavilhão Nacional, seguido da colocação da corbélia de flores na estátua de Tiradentes, que foi feita pelo Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, e o Secretário de Segurança do Piauí, Capitão Fábio, acompanhados dos Coronéis PM Alberto, Edson, George, Rogério e Marques, além do Coronel BM Drummond, subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
Logo após, todos se dirigiram ao auditório, onde foram feitas as homenagens e entregas de medalhas. O Diploma de Amigo da Polícia Militar do Piauí foi entregue ao Sr. Antônio Carlos da Costa e Silva, conselheiro da OAB.
As Medalhas por Tempo de Serviço foram entregues aos policiais militares que possuem dez, vinte e trinta anos de bons serviços prestados à sociedade piauiense. Criada pelo Decreto nº 475, de 09 de setembro de 1964, essa comenda destina-se a compensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da corporação em serviço ativo. A medalha é cunhada em bronze, prata e ouro, com passador de igual metal, carregado com uma, duas ou três estrelas, conforme se destina aos policiais que, satisfeitas as condições merecedoras, tenham completados dez, vinte ou trinta anos de serviço nesta ordem.
Por fim, três policiais militares foram agraciados com a Medalha Coronel Francisco Prado Aguiar: o Major Mayron (In Memoriam), representado por seu filho Mayron Moura Soares Júnior; o Capitão Sousa Marques, do 1º Batalhão; e o Cabo Gilvan, do 20º Batalhão, localizado em Paulistana-PI.
Medalha do Mérito Operacional “Coronel PM Francisco Prado Aguiar”
A Medalha do Mérito Operacional “Coronel PM Francisco Prado Aguiar” foi instituída pelo Decreto nº 16.475, de 09 de março de 2016, e é destinada a galardoar policiais militares que tenham prestado assinalados serviços à Corporação na atividade fim de policiamento ostensivo, que, no seio da classe, se destaquem pelo seu valor pessoal, de modo a contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição no âmbito estadual ou Nacional.
A medalha apresenta as seguintes características:
I – na frente: um coração dourado tendo ao centro outro coração vermelho onde se insere uma imagem do Coronel PM Francisco Prado Aguiar, também em ouro. Acima está inserido o brasão da Polícia Militar do Piauí;
II – no verso: A inscrição “MEDALHA MÉRITO OPERACIONAL” e no disco central: CORONEL PRADO.