Na comemoração do 249º aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), 115 pessoas foram homenageadas com a mais alta Comenda da Instituição Militar Estadual (IME). Trata-se de uma honraria prestada a autoridades civis e militares que tenham participado, direta ou indiretamente, dos serviços prestados pela PMMG à Sociedade ao Estado Mineiros. Entre os homenageados militares, foi distinguido o Coronel Veterano Marcílio Fernandes Catarino, um dos notáveis articulistas deste PontoPM.
Realizada, na manhã desta quinta-feira (13), no pátio da Academia Militar do Prado Mineiro, a cerimônia policial Militar corou, mais uma data festiva da IME, que abrigou, nos seus quadros, o Alferes Xavier – O Tiradentes. Esse oficial serviu no Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, a primeira unidade operacional da PMMG. Desde então, outros notáveis militares, honrando os ideais de liberdade daquele Alferes, doa(ra)m muitos momentos preciosos de suas vidas à proteção do Povo Mineiro.
Exemplo disso é o Coronel Marcílio, homenageado, mais uma vez, pela IME que ele tanto ama e serviu com zelo e abnegação. No extenso rol de serviços prestados, à PMMG, desde o ano de 1970, quando foi declarado Aspirante a Oficial PM. A honraria prestada ao profissional de Polícia Ostensiva e Preservação de Ordem Pública ratifica o apreço que todos, seus comandantes e colegas de profissão, têm por ele.
Nós, do PontoPM, sentimo-nos honrados, juntamente com o Amigo e Camarada e Articulista incansável, no compartilhamento de sabedorias buriladas no decorrer do tempo.
Parabéns, Coronel Veterano Marcílio Fernandes Catarino.
Respostas de 2
Caríssimo Amigos e Irmãos do PontoPM
Por um imperativo de justiça, devo ressaltar que esta honrosa comenda, que me foi outorgada pela nossa gloriosa PMMG, traz impregnados os DNA de tantos mestres e irmãos de fé que, COMO VOCÊ, estimado Amigo e Irmão Cel Isaac, ombrearan conosco, lada a lado, dividindo conquistas e derrotas, alegrias e tristezas.
Ao PontoPM o nosso preito de gratidão.
Ao ser condecorado com a Comenda Alferes Tiradentes, Caro Amigo e Irmão, a Polícia Militar de Minas Gerias, reconhece, mais uma vez, teu notável comprometimento profissional.
Faço minhas tuas palavras e firmo meu testemunho de tua competência demonstrada.
Tornaste, ao longo de tua vitoriosa carreira, um exemplo que foi (e a ser) seguido por muitos comandantes de nossa geração.
Felicito-te por isso!
Aproveito para agradecer, mais uma vez, tua singular participação neste nosso PontoPM.
Deus te abençoe.