No município de Colinas do Tocantins, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou a formatura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).
O Proerd é uma das estratégias implementadas nas ações de polícia comunitária pelos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. A exemplo do que aconteceu em Colinas do Tocantis, milhares de outros municípios têm obtido resultados bem-sucedidos na prevenção da violência e do crime, em consequência da ministração das atividades que orientam crianças e adolescentes a se afastarem das drogas.
Leia mais informações na notícia publicada, no portal da PMTO, e transcrita a seguir:
Na manhã desta terça-feira, 20, aconteceu a formatura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). A solenidade foi realizada no salão paroquial do Colégio João XXIII, no município de Colinas.
No evento estavam presentes as autoridades locais, o Sub Comandante da Unidade, capitão Sousa Costa, a Coordenadora Estadual do PROERD, tenente coronel Alaídes, os pais e responsáveis pelos formandos. Mais de 400 alunos participaram da formatura e para um dos instrutores do programa, o sargento Rafael, a finalização do curso é marcante e é com emoção que ele contempla os alunos fazer o juramento de se manter longe das drogas e violência.
Com um filho que também se formou, o capitão Sousa Costa, destacou o orgulho de participar da cerimônia e descreveu o curso como mais uma ferramenta para as crianças resistirem as possíveis abordagens de pessoas com interesse em oferecer drogas.
De acordo com a tenente coronel Alaídes outras formaturas vão acontecer pelo Estado até o final desse mês. Ela disse ainda que “O PROERD é a reafirmação do compromisso da Polícia Militar do nosso Estado em bem servir e proteger a comunidade tocantinense, oferecendo não só o restabelecimento da ordem pública quando da ocorrência de crimes, mas também, atuando de forma preventiva para evitar que milhares de crianças e jovens entrem no mundo das drogas e estejam mais suscetíveis à violência”.