No Distrito Federal, policiais militares brasileiros participam do VIII Curso Operacional da ROTAM

Diversos policiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Mato Grosso do Sul, Goiás, Brigada Militar do Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal participaram da aula inaugural do VIII Curso Operacional da ROTAM, proferida pelo coronel Fábio Aracaqui Sousa Lima, subcomandante-geral da PMDF.

Leia mais informações, na reportagem publicada no portal da PMDF e transcrita abaixo:

PMDF dá início ao VIII Curso Operacional da ROTAM
O subcomandante-geral da PMDF, o coronel Fábio Aracaqui Sousa Lima fez abertura do evento falou a respeito dos resultados positivos registrados num comparativo entre os primeiros meses do ano de 2016 e do ano de 2017 na atuação dos policiais militares do Distrito Federal.
Ele explicou sobre a importância da participação de policiais de outros estados no curso. “Essa participação aproxima a realidade de policiais de outros estados e de outras instituições para que o policial perceba que ele não está sozinho”.
O soldado Bidel, do 1º Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre (RS). Primeira vez em curso fora do estado falou sobre a expectativa do curso e elogiou a recepção que teve dos demais policiais. “A ROTAM é uma das referências em patrulhamento tático em todo o Brasil. Então, nada melhor do que vir aqui, buscar o conhecimento, a especialização e poder levar para o meu estado e tentar aplicar essa doutrina. A recepção que eu tive aqui, tanto da coordenação quanto dos alunos, foi a melhor possível”.
No decorrer da abertura do curso, o jornalista Alexandre Garcia participou como palestrante do evento. Ele falou sobre o atual cenário da criminalidade e desabafou a respeito da esperança depositada na Polícia Militar para uma sociedade mais harmônica, “Eu gostaria muito que, invés de enfrentamento a gente pudesse desfrutar de posições de civilidade e, no entanto, a gente tem visto vocês tendo que conter a barbárie. Falha a família, como fator basilar na formação do cidadão. Falha a escola, que fica sobrecarregada com o aluno deveria. Falha os governantes. Assim fica a esperança em vocês, policiais militares”.
A coordenadora do 8º Curso Operacional de ROTAM, capitã Otávia, explicou que durante o curso os alunos receberão instruções de abordagens simuladas para diversas situações. “Eles vão ter abordagem a pessoas, carros, ônibus, doutrina da ROTAM, instruções de tiro dentro da viatura. Cada policial dentro de uma viatura de ROTAM tem uma função. Durante o curso ele vai aprender todas as funções e depois do curso ele vai ver em qual ele se adapta melhor”.
Estiveram presentes no evento a chefe do Departamento de Educação e Cultura da PMDF, a coronel Priscila Riederer Rocha Seabra, o comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Emerson Rodrigues Silva, o comandante da ROTAM, major Cláudio Peres e a coordenadora do 8º Curso da ROTAM, capitã Otávia Feitosa e como convidado, o jornalista Juliano Cartaxo.
O curso teve início no dia 1º de junho com 50 policiais inscritos, sendo 45 da Polícia Militar do DF, 1 do Sistema Penitenciário da DF e outros 4 policiais do Mato Grosso do Sul, Goiás, Brigada Militar do Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: PMDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM

error: Conteúdo Protegido!!