Diversos policiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Mato Grosso do Sul, Goiás, Brigada Militar do Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal participaram da aula inaugural do VIII Curso Operacional da ROTAM, proferida pelo coronel Fábio Aracaqui Sousa Lima, subcomandante-geral da PMDF.
Leia mais informações, na reportagem publicada no portal da PMDF e transcrita abaixo:
PMDF dá início ao VIII Curso Operacional da ROTAM
O subcomandante-geral da PMDF, o coronel Fábio Aracaqui Sousa Lima fez abertura do evento falou a respeito dos resultados positivos registrados num comparativo entre os primeiros meses do ano de 2016 e do ano de 2017 na atuação dos policiais militares do Distrito Federal.
Ele explicou sobre a importância da participação de policiais de outros estados no curso. “Essa participação aproxima a realidade de policiais de outros estados e de outras instituições para que o policial perceba que ele não está sozinho”.
O soldado Bidel, do 1º Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre (RS). Primeira vez em curso fora do estado falou sobre a expectativa do curso e elogiou a recepção que teve dos demais policiais. “A ROTAM é uma das referências em patrulhamento tático em todo o Brasil. Então, nada melhor do que vir aqui, buscar o conhecimento, a especialização e poder levar para o meu estado e tentar aplicar essa doutrina. A recepção que eu tive aqui, tanto da coordenação quanto dos alunos, foi a melhor possível”.
No decorrer da abertura do curso, o jornalista Alexandre Garcia participou como palestrante do evento. Ele falou sobre o atual cenário da criminalidade e desabafou a respeito da esperança depositada na Polícia Militar para uma sociedade mais harmônica, “Eu gostaria muito que, invés de enfrentamento a gente pudesse desfrutar de posições de civilidade e, no entanto, a gente tem visto vocês tendo que conter a barbárie. Falha a família, como fator basilar na formação do cidadão. Falha a escola, que fica sobrecarregada com o aluno deveria. Falha os governantes. Assim fica a esperança em vocês, policiais militares”.
A coordenadora do 8º Curso Operacional de ROTAM, capitã Otávia, explicou que durante o curso os alunos receberão instruções de abordagens simuladas para diversas situações. “Eles vão ter abordagem a pessoas, carros, ônibus, doutrina da ROTAM, instruções de tiro dentro da viatura. Cada policial dentro de uma viatura de ROTAM tem uma função. Durante o curso ele vai aprender todas as funções e depois do curso ele vai ver em qual ele se adapta melhor”.
Estiveram presentes no evento a chefe do Departamento de Educação e Cultura da PMDF, a coronel Priscila Riederer Rocha Seabra, o comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Emerson Rodrigues Silva, o comandante da ROTAM, major Cláudio Peres e a coordenadora do 8º Curso da ROTAM, capitã Otávia Feitosa e como convidado, o jornalista Juliano Cartaxo.
O curso teve início no dia 1º de junho com 50 policiais inscritos, sendo 45 da Polícia Militar do DF, 1 do Sistema Penitenciário da DF e outros 4 policiais do Mato Grosso do Sul, Goiás, Brigada Militar do Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: PMDF.