Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro: “Vamos atualizar nossa estratégia de policiamento”

A conjuntura episódica brasileira desfavorável aos empreendimentos públicos tem reflexos significativos em todas as regiões brasileiras. São mais acentuadas na Região Sudeste e, nessa, a situação do Estado do Rio Janeiro é uma das mais desafiadoras.

A despeito de todas as dificuldades, os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da PMERJ continuam zelosos, destemidos e comprometidos com a proteção das pessoas, nas comunidades, e dos patrimônios públicos e privados expostos nas vias públicas.

Nesse sentido, verifica-se que o portal da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) publicou uma nota da autoria do Cel Wolney Dias Ferreira, Comandante Geral daquela Instituição Militar Estadual (IME), ratificando o comprometimento dos comandantes e comandados para assegurar a tranquilidade e a paz social em todos os municípios cariocas.

Na oportunidade, convoca a continuidade da atuação integrada de proteção de todos os órgãos públicos envolvidos, a fim de que sejam alcançados resultados bem-sucedidos.

Leia o inteiro teor da Nota do Coronel Wolney:

Diante do compromisso assumido pelo governo federal de passar a trabalhar de forma mais integrada com as forças de segurança do estado, conforme ficou estabelecido na reunião do ultimo dia 5 de junho em Brasília, a Polícia Militar reformulará parte de seu planejamento estratégico. A mudança tem dois objetivos imediatos: reduzir os confrontos armados e ampliar a sensação de segurança nas ruas.

Com o apoio dos serviços de inteligência da Abin e da Polícia Federal, será possível realizar operações pontuais e planejadas para reprimir o crime organizado, tanto para recolher o maior número possível de armamentos quanto para impedir ações articuladas de quadrilhas. A proliferação de fuzis, pistolas e outros armamentos modernos – a grande maioria fabricados no exterior – precisa ser reprimida com o máximo de empenho. A apreensão pela Polícia Civil do Rio de 60 fuzis no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na semana passada, foi uma demonstração clara da dimensão do problema. Só este ano, a Polícia Militar apreendeu 200 fuzis.

Além de asfixiar com mais eficiência a circulação de armas, essa mudança de estratégia possibilitará o reforço no policiamento ostensivo e preventivo nos bairros e nas vias expressas que cortam a cidade do Rio e demais municípios da região metropolitana, hoje as áreas mais preocupantes do estado.

Para o sucesso dessa nova estratégia, em especial na capital, será imprescindível a participação da Prefeitura do Rio, combatendo de forma permanente a desordem urbana e implementando ações sociais nas áreas de habitação, saúde, educação, lazer, entre outras.

Fonte: PMERJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM

error: Conteúdo Protegido!!