Notícia publicada no portal da Polícia Militar do Estado de Alagoas destacou que um oficial da Instituição Militar Estadual participou do “37º Curso de Restabelecimento e Manutenção da Ordem Pública a Cavalo (CRMOP) oferecido pela Guarda Nacional Republicana de Portugal (GNR) e realizado naquele país.”
Leia outras informações, na notícia transcrita a seguir:
O representante da Polícia Militar de Alagoas que participou do curso foi o tenente Diego Vieira, pertencente ao Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I, a Cavalaria da PMAL, que se juntou a mais 20 alunos, sendo cinco brasileiros de outras polícias militares e mais 15 policiais da GNR. O oficial obteve ótimo desempenho, sendo o segundo colocado geral da turma.
O oficial conta que o foco das instruções era a qualificação dos militares para atuarem no planejamento e execução de operações de Controle de Distúrbios Civis e em situações de quebra da ordem pública, em ambientes rurais e urbanos.
“Fomos submetidos a várias situações que envolvem estresse e soluções imediatas frente aos problemas apresentados, exigindo dentre outras características, capacidade física e intelectual dos policiais”, destacou o tenente Diego. Acrescentando ainda que tiveram instruções práticas de tiro, choque montado, equitação e outros exercícios práticos envolvendo a infantaria (choque a pé feito em Portugal) e cinotecnia.
Ele ressalta que a doutrina portuguesa é diferente da brasileira, mas que poderá ser atrelada as ações do RPMon. “Eles têm uma doutrina própria adequada à realidade deles, mas que é extremamente aplicável em nossa realidade, então tudo que eu aprendi lá vai ser mesclado com a nossa doutrina e repassado para a nossa tropa”.
O comandante-geral, coronel Marcos Sampaio, destaca a importância de investir na atualização técnica da tropa para subsidiar melhor os procedimentos operacionais e melhor assistir à população alagoana.
“Qualquer especialização possibilita que os policiais militares adquiram além do conhecimento técnico, virtudes eminentemente éticas e não apenas técnicas, e a segurança necessária para atuar com disciplina e senso do dever, para cumprir a missão de um serviço imprescindível para a sociedade organizada”, enfatizou Sampaio.
Fonte: PMAL.