Cartilha de segurança elaborada por um Conselho de segurança de Curitiba favorecerá ações dos policiais militares paranaenses

 

O Conselho de segurança de Batel, um movimentado bairro de Curitiba, elaborou uma Cartilha de segurança que favorecerá ações dos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR).

A apresentação da Cartilha de Segurança, elaborada segundo orientações de profissionais das polícias civil e militar paranaense, foi apresentada ao coronel Mauricio Tortato, comandante-geral da PMPR, por representantes da liderança do Conseg Batel.

Leia outras informações, na notícia elaborada pela jornalista Marcia Santos, da PMPR, publicada no portal da Instituição Militar Estadual e transcrita em seguida:

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Mauricio Tortato, recebeu na manhã de segunda-feira (07/08), no Quartel do Comando Geral, o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Batel (Conseg – Batel) e Coordenador do Conselho de Segurança da Associação Comercial do Paraná (ACP), Acef Said. O representante comunitário veio apresentar uma cartilha de segurança, voltada à comunidade, e desenvolvida com apoio da Companhia Paranaense de Gás (Compagás) e incentivo da Polícia Militar.

A cartilha, que já está sendo distribuída em pontos estratégicos, apresenta dicas para moradores da capital e turistas com a intenção de informar e orientar os cidadãos. “O objetivo principal é alertar a nossa comunidade e os nossos turistas sobre algumas situações que podem enfrentar, não só em Curitiba, mas em outras cidades também”, conta Acef Said.

Ainda segundo o presidente da Conseg/Batel as indicações apresentadas foram feitas com base em dados levantados em conjunto com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança pública do estado. A cartilha tem as informações em português e inglês, para facilitar o acesso e a compreensão por parte dos turistas que vêm à Curitiba.

Para o Comandante-Geral a cartilha contribui para uma comunidade mais segura. “Toda ferramenta elaborada ou utilizada pelo cidadão para sua segurança ou para a dos demais, respeitados os direitos e deveres de cada um, é válida e agrega para o bem estar de todos” diz o coronel Tortato.

Vários conselhos de como se portar na rua, no transporte público, no carro, como manter a sua casa segura no dia a dia e também em situações de viagens são apresentadas nas 30 páginas. Ainda na cartilha o leitor pode encontrar dicas de pontos turísticos da cidade além de um resumo histórico de cada um.

Fonte: PMPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM