A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou, em 5/12, na última sexta-feira, 5, a formatura do I Curso de Capacitação Rede Catarina de Proteção à Mulher. Realizado no Hotel Iate, em Florianópolis, o evento é um um marco na história da corporação. Nisso, ocorre o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar em todo o Estado.
As 39 policiais militares capacitadas atuam na Patrulha Maria da Penha, e, são integrantes das diversas unidades de PMSC que atua na proteção das pessoas dos municípios catarinenses. Na capacitação realizada, houve a participação de um oficial comandante de Programas Preventivos. A diversidade regional dos formandos reforça o compromisso de levar conhecimento qualificado para todas as áreas de Santa Catarina.

Na formação multidisciplinar dos participantes do curso, abordaram temas essenciais ao atendimento humanizado, técnico e integrado às vítimas de violência doméstica. Destacaram-se as disciplinas: impactos da violência doméstica na saúde mental, estudos de gênero; normativas internas de enfrentamento à violência doméstica; comunicação não violenta; legislação aplicada; atuação da polícia civil; inteligência emocional; comunicação eficiente; tecnologia aplicada à violência doméstica; integração com o poder judiciário; atuação policial militar no contexto da violência doméstica; ação protetores do lar e políticas de assistência social para mulheres.
No seleto corpo docente, participaram a desembargadora Quitéria Tamanini Vieira, juíza de direito Naiara Brancher; a promotora de justiça Chimelly Louise de Resenes Marcon: as delegada de Polícia, Patrícia Zimmermann D’Avila, Mônica Manganelli Coimbra Forcellini, Gisele Faria Jerônimo; as psicólogas Andréia Isabel Giacomozzi e Gabriella Dornelles, dentre os instrutores da PMSC.

A realização deste primeiro curso representa um avanço para a PMSC. A formação aprofunda a capacitação técnica e emocional dos policiais, garantindo que estejam ainda mais preparados para atender mulheres vítimas de violência doméstica com sensibilidade, segurança e eficiência.
Na conquista dos formandos, participaram o comandante-geral da PMSC: coronel Emerson Fernandes; o subcomandante-geral: coronel Jofrey Santos da Silva, e diversos comandantes de unidades operacionais. Marcado por grande emoção, a celebração registrou o compromisso coletivo da PMSC. Assim, todos os policiais militares se envolvem, à defesa da vida e a garantia da dignidade das mulheres catarinenses.


A excelência dos resultados positivos do curso obteve o reconhecimento institucional da PMSC. Para o comandante-geral, o curso continuará: planejado e executado na corporação. desse modo, haverá colaboração permanente da PMSC à consolidação de políticas públicas sustentáveis de proteção à mulher.

Aos formandos, a PMSC parabeniza-os, reconhecendo a firmeza do propósito nas ações e operações preventivas e protetivas das catarinenses. Mediantes tais profissionais, a Instituição Militar Estadual reafirma o compromisso da continuidade da presença diária no enfrentamento da violência doméstica e familiar. Para tanto, não se medirão esforços à proteção às mulheres e às crianças e adolescentes.
Fonte: PMSC



