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CANÇÃO DA TERRA (pensamentos por emoção).

CANÇÃO DA TERRA

(pensamentos por emoção).

 

João Bosco de Castro. *

 

O Antropólogo-Folclorólogo Saul Alves Martins renovou, em 1998, sua poética e deleitosa Canção da Terra, dada a lume em 1955.

Tal Livro dissemina encantamento entre os espíritos sensíveis à Beleza, mediante versos regozijantes e deliciosamente amenos.

Saul Martins é Poeta, por agradável, não por versejador! Em prosa e em verso, Ele é maravilhoso, sugestivo e enfeitiçante, porque recriador, na voz de Teodoro de Cirene: “…, tornamo-nos agradáveis, servindo-nos de expressões novas… o pensamento é paradoxal e não está de acordo com a opinião (…) admitida.”

Saul é Poeta em prosa, como n’O Catrumano, de Os Barranqueiros, mas refinadamente Poeta nos versos de Canção da Terra e Lagartas-de-Fogo: Poeta por realizador da alogicidade metafórica palpitante na coisa diferente e insinuada pela palavra plurissignificativa, por mestre no arranjo do presente-eterno embutido na a-historicidade irrefutável da conotação renovadora, e por hábil na arquitetura da abstração verbal contida na anarratividade implícita em estados de alma em vez de em acontecimentos ou ações.

Em Canção da Terra, a singeleza das coisas torna excelsa e inexplicável a dimensão lírica da palavra estética, em sublime consórcio com a expressão musical esparsa em figuras de linguagem, cesuras, métricas, rimas e ritmos engenhados para fazer transmutações sensoriais do feio e nojento para o bonito e virtuoso, como em Arrudas: soneto lírico tecido em decassílabos entre heroicos e sáficos. A habilidade estética de Saul torna belo e delicioso o atual sujo e desagradável Ribeirão Arrudas, impiedosamente massacrado por esgotos fedorentos e podres da Capital Mineira.

Eis o bucolismo concomitantemente zoomorfizador e antropomorfizador fulgente no primeiro terceto dessa dádiva poética:

“Já não abrigas em teu seio a vida,

Fogem-te os beijos da perdiz garrida

E a frescura do verde palmeiral.”

 

Pelo “inutília trúncat” dos Árcades, o desejado Poeta-Coronel barranqueiro de Januária humaniza, com suavidade, a vida circunjacente ao ribeirão infectado por dejetos expulsos por esfíncteres do homem.

O poder mágico da metáfora, na primeira quadra do primeiro dos três sonetos constitutivos do poema Flagelados, recria fenômenos cotidianos da existência:

“A tarde era tão bela e bruscamente

O manto azul do céu desaparece,

O vento ladra, já raivosamente,

E todo o firmamento se enegrece.”

 

Mesmo em canções heroicas, Saul Alves Martins mostra-se aprazivelmente lírico, à moda parnasiana de emprestar plástica individualista e emocional, com fulcro no presente-eterno, às situações historiosas e historiáveis da labuta humana, como o faz na última estrofe e estribilho da Canção do Lavrador:

“Em casa, à noite, do labor cansados,

Tocais viola, namorando a lua,

Canta o vaqueiro, ao longe, além do prado,

Descendo a estrada nua,

A recolher o gado.

 

Multiplicai os campos verdejantes,

De raça forte sois representantes!”

 

Em Canção da Terra, Saul Alves Martins reconsagra-se Poeta, com apurada e louvável sensibilidade artística e indiscutível técnica de urdidura do verso tradicional: métrica, escansão, harmonia vertical e horizontal (ritmo dos versos e das estrofes), cesura, rima, estrofação, eufonia e literariedade. Isso esplende em sonetos (inclusive com extensão linear de redondilhos maiores e dissílabos, numa geometria raríssima), acrósticos, poemas de variada estrutura (estrófica, métrica, melódica e frasal), canções e trovas. Ele faz, provavelmente como exercício estético-intelectual, alguns poemas tramados em versos livres, dentre os quais Saudação à Bandeira assume suprema grandeza:

“Tu resumes toda a história do nosso povo,

Seus anseios de independência

E sonhos de liberdade.

 

Tremulaste gloriosa em frentes de batalha,

Aqui

E além…

 

(…)

Bandeira do Brasil,

Eu te saúdo!”

 

Canção da Terra ilustra e revigora a juventude literária de Saul Alves Martins: Poeta recriador da vida pela magia conotativa da linguagem e articulador da complexidade rítmico-emotivo-conceptual dos conteúdos da imaginação, fonte melhor do Belo, por meio de palavras sugestivas e polissêmicas.

Hoje, quando se comemoram cem anos redondos e respeitáveis de seu nascimento “no chão da estrada velha do Pandeiro”, Freguesia norte-mineira de Januária, nosso Desejado Poeta, “lá do outro lado do caminho” da banda transversa da Terceira-Margem do Léthys, nas sensações estéticas e expressões grandiloquentes, continua sua revolução intelectual de agradar aos espíritos amantes da metáfora, eruditos ou brutos, com seara de versos originária da semeadura de pensamentos por emoção.

Belo Horizonte-MG, 1º de novembro de 2017.

____________________________

 

*JOÃO BOSCO DE CASTRO: Professor de Línguas e Literaturas Românicas, Ciências Policiais, Ciências Militares da Polícia Ostensiva, Ética,  Historiografia de Polícia Militar e Crítica Textual aplicada às Ciências Militares. Oficial reformado da  PMMG. Romancista, contista, poeta, ensaísta e crítico literário. Jornalista do Pontopm.

Rua Epídoto, nº 143 – Santa Teresa, CEP 31010-270  ̶  Belo Horizonte-MG. jbocastro@gmail.com   31-30827699, 31-984321539.

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Sobre o(a) Autor(a):

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João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

(1947 ____) é Oficial Superior Veterano da PMMG. Poeta, contista e ensaísta, romancista, cronista e heraldista, jornalista profissional, tupinólogo e filólogo honóris-causa, palestrante, comunicólogo e inscultor-escultor, crítico literário, redator-revisor, camonólogo e carpinteiro. Professor de Línguas e Literaturas Românicas. Professor Titular e Emérito da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro. Pesquisador Benemérito Notável da PMMG. Especialista em Polícia Militar, em Gestão Estratégica da Segurança Pública, em Linguística Geral e em Comunicação Social (CEPEB). Policiólogo: Mestre, Doutor e Livre-docente, por Notório Saber, em Ciências Militares da Polícia Ostensiva e em Historiografia de Polícia Militar (História da Polícia Militar de Minas Gerais), de acordo com as páginas 49-65 do BGPM/PMMG nº 70, de 13 de setembro de 2012. Publicou doze Livros (escreveu outros vinte e sete) e mais de duzentos Ensaios (dentre filológicos, policiológicos e críticos). Tem quinhentos e vinte quatro prêmios obtidos em concursos literários e epistêmicos. Integra trinta e oito Academias (ou Institutos) de Letras, História e Cultura. Presidente Ad-Vitam da Academia de Letras Capitão-Médico João Guimarães Rosa da PMMG, Presidente da Alliance Française de Belo Horizonte (2010-2011) e Presidente da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano. Veja, também, a SÚMULA CREDENCIAL do Autor.
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