Baixa umidade, tempo seco… o Brasil está em chamas!

A crise coloca o Brasil em chamas! Disso, ninguém duvida!

E a situação pioria ainda mais, quando alguém se dispõe a fazer queimadas e não há recursos disponíveis aos órgãos responsáveis pelas atividades preventivas, nas cidades, parques e florestas.

Aumentaram-se, neste ano, as quantidades de incêndios, quando comparados aos que ocorreram ano passado. Aqui e acolá, Brasil afora, o fogo arde no mato seco! E o “prejuízo é muito grande na Mata Atlântica, Serrado e Pantanal”, noticiou a CBN.

Todos sofrem!

As pessoas, nas cidades, sofrem, vitimizadas pelas crises respiratórias, em consequência da qualidade do ar seco e poluído pela fuligem, lançada ao sabor da ventania final do inverno.

Os animais sofrem! Morrem queimados, seja pela falta de alimentos, estorricados pelas chamas indomáveis que avançam pela vegetação, ou pelas distâncias dos deslocamentos, na tentativa de encontrar novas fontes alimentares, quando não são atropelados nas vias rodoviárias e ferroviárias.

Não há escapatória! Há, sim, queimadas por todos os lados. Em São Paulo, no Pará, Minas…

Mas, adverte o comentarista Sérgio Abranches, da CBN: “não há fogo espontâneo”. Acrescento, ainda: fogo sem controle é um incêndio de difícil combate!

Lamentavelmente, há ainda, pessoas que não se contentam em estar num parque, em meio a um arborização, com ventos saudáveis. Insistem em “botar fogo”! É apenas um foguinho! Não vai incomodar ninguém…

Depois, o incêndio destruidor…

Ouça, em seguida, mais informações publicadas pela CBN:

 

Fonte: CBN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Isaac de Souza

Isaac de Souza

(1949 _ _ _ _) É Mineiro de Bom Despacho. Iniciou a carreira na PMMG, em 1968, após matricular-se, como recruta, no Curso de Formação de Policial, no Batalhão Escola. Serviu no Contingente do Quartel-General – CQG, antes de matricular-se, em 1970, e concluir o Curso de Formação de Oficiais – CFO, em 1973. Concluiu, também, na Academia Militar do Prado Mineiro – AMPM, os Cursos de Instrutor de Educação Física – CIEF, em 1975; Informática para Oficiais – CIO, em 1988; Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, em 1989, e Superior de Polícia – CSP, em 1992. Serviu no Batalhão de RadioPatrulha (atual 16º BPM), 1º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Tiradentes, 14º Batalhão de Polícia Militar, Diretoria de Finanças e na Seção Estratégica de Planejamento do Ensino e Operações Policial-Militares – PM3. Como oficial superior da PMMG, integrou o Comando que reinstalou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, onde foi o Chefe da Divisão de Ensino de 92 a 93. Posteriormente secretariou e chefiou o Gabinete do Comandante-Geral - GCG, de 1993 a 1995, e a PM3, até 1996. No posto de Coronel, foi Subchefe do Estado-Maior da PMMG e dirigiu, cumulativamente, a Diretoria de Meio Ambiente – DMA. No ano de 1998, após completar 30 anos de serviços na carreira policial-militar, tornou-se um Coronel Veterano. Realizou, em 2003-2004, o MBA de Gestão Estratégica e Marketing, e de 2009-2011, cursou o Mestrado em Administração, na Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC. Premiado pela ABSEG com o Artigo. É Fundador do Grupo MindBR - Marketing, Inteligência e Negócios Digitais - Proprietário do Ponto PM.
error: Conteúdo Protegido!