A CBN publicou um podcast do colunista Merval Fernandes, com o título de “A segurança pública já não é uma questão isolada de estados”, Destacando ainda:
Esse problema virou uma questão de nacional. Os presídios no Brasil estão com problemas gravíssimos. Um plano nacional de segurança é fundamental para um combate organizado.
Ouça o podcast:
Ouso discordar do notável comentarista, pelas considerações, e afirmo que a segurança pública é uma questão isolada de estados.
A estratégia dos governos estaduais que recorrem ao governo central é um “habeas corpus” preventivo, pois não sabem como vão pagar as contas devidas.
É preciso dizer que os estados federados têm enorme (65%?) despesas e nenhum deles detém a competência necessária para gerar as receitas e honrar seus compromissos. Estes, estão relacionados com as despesas de dois grupos distintos. O primeiro, todas as despesas dos outros dois poderes, e o segundo, com as despesas da folha de pagamento dos servidores da segurança pública…e, depois, dos demais servidores.
Essa situação não é nova! Arrasta-se, desde antanho.
Agravou-se, nos últimos 30 anos, pois, não fizeram os investimentos devidos à gestão moderna e competente da educação e da saúde. Favoreceu ao surgimento do “estado paralelo” destacado na fala o ilustre jornalista, segundo as informações que pululam aqui, lá e acolá.
Agravou-se, mais recentemente, com o rombo do patrimônio público nacional e a incompetência gestora de arrecadação nacional e nos estados.
Agrava-se, pois, minguam os recursos financeiros e os governos não sabem até quando irão honrar os compromissos devidos, inclusive, com os outros dois poderes.
Com as informações da CBN