A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro “mostra sua cara”

 

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro “mostra sua cara” ao publicar o post: “O ESPELHO REFLETE VOCÊ. VOCÊ REFLETE A POLÍCIA MILITAR.”

A publicação ocorre um dia após as ações bem-sucedidas dos policiais militares fluminenses, num episódio assim divulgado, respectivamente, no “O DIA”, “G1-Rio de Janeiro” e “Jornal Nacional”:

‘Chorei muito quando encontrei as crianças’, diz PM sobre resgate em comunidade

Pais de bebê sequestrado em van escolar no Rio relatam pânico e agradecem PMs

PM do Rio resgata duas crianças sequestradas em van escolar

Não é necessário nenhum comentário!

Mas, para compreender melhor — o papel da Polícia Militar e como deseja desempenhá-lo —, leia mais, na notícia transcrita em seguida:

Disciplina, respeito à hierarquia e seriedade são alguns dos conceitos-chave presentes no dia a dia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que explicam a história vitoriosa de nossa Corporação ao longo de mais de dois séculos de existência.

Para demonstrar a relevância da preservação desses valores, a Corregedoria da PMERJ exige de todos nós – oficiais, que devem dar o exemplo, e praças – uma correta apresentação, no interior das unidades e, sobretudo, no policiamento preventivo nas ruas, a mais importante e nobre de nossas missões.

A imagem da Corporação depende de cada um de nós. Começa a ser construída em aparentes pequenos detalhes, como uso da cobertura e uniforme bem trajado, e termina numa posição de intransigência a desvios de conduta.

Entendemos que é importante darmos respostas a todos os atos que contrariem a disciplina policial militar. A sanção deve ser sempre proporcional ao grau hierárquico e à função desempenhada, de cima para baixo.

Sendo assim, será realizada avaliação justa de cada caso e considerada também a natureza da falta, os antecedentes do militar e o tempo decorrido desde o fato até a decisão. Tais parâmetros já estão sendo aplicados ao passivo de mais de 1500 documentos de razões de defesa pendentes ainda de solução.

A expansão das redes sociais e o surgimento de aplicativos de comunicação on line e on time instalados em cada aparelho celular deram uma visibilidade pública ao nosso trabalho sem precedentes. Devemos utilizar esses recursos digitais a nosso favor, de maneira que retratem a correta apresentação de nossos uniformes e posturas.

Agindo corretamente, estaremos construindo uma imagem mais positiva e nos aproximando mais da sociedade. As parcerias com instituições públicas e privadas, que tanto têm nos ajudado nesse período de escassez de recursos, são produtivas e dignas de aplausos desde que firmadas dentro dos preceitos legais e éticos.

Em breve, lançaremos um serviço no Whatsapp, conectando de forma ágil e direta o cidadão à nossa Corregedoria, que passará a receber sugestões, denúncias e elogios. Será mais uma prova de que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro preza pela transparência, pela eficiência e pelo contato direto com a sociedade.

As dificuldades pelas quais estamos passando serão superadas e não devem servir de empecilhos para ajustes de procedimentos administrativos. Somos profissionais diferenciados. Somos os primeiros juízes dos fatos que nos são apresentados. Somos os primeiros garantidores da paz social e dos direitos dos cidadãos fluminenses. Somos a PMERJ.

Fonte: PMERJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM