“A Polícia da Capital” e “Agitações no Rio”.

No acervo da Folha de S. Paulo, encontramos duas reportagens publicadas, no jornal “Folha da Noite”, respectivamente, no dia 2 de Março e 9 de novembro de 1921.

Eis o conteúdo das reportagens:

2 de Março de 1921:

A polícia da Capital

––––

A REUNIÃO DE HONTEM — AS RESOLUÇÕES TOMADAS

Reuniram-se hontem, no gabinete de Investigações de Capturas os altos funcionários e auxiliares da Policia desta Capital.

Os motivos e resultados dessa reunião já foram amplamente divulgadas pela imprensa. Entre outras coisas, trataram os funcionários da Policia de nomear uma commissão para elaborar um memorial aos poderes competentes, solicitando igualdade de condições com a Policia Militar, quanto á aposentadoria.

E’ essa uma pretensão de toda justa porquanto a Força Publica, além de conceder aposentadoria aos 25 annos, isto é, menos 5 annos do que são exigidos dos funcionários públicos a que pertencem os policiaes, ainda dispensa vários favores no caso de invalidez no serviço.

Além dessa medida, merecedora de toda sympathia, o sr. dr. Virgilio do Nascimento propoz que fossem lançadas as bases para a organização da Policia Paulista que terá em vista a aproximação de todos os funcionários de policia do Estado e a difusão da cultura technico-policial dos seus membros.

Esta ultima resolução virá, sem duvida, concorrer poderosamente [sic] para o aperfeiçoamento individual dos funcionários da Segurança Pública, e, consequentemente, trará um grande e inestimável benefício á collectividade.

Na referida reportagem, de 9 de novembro de 1921 destacou-se:

AGITAÇÕES NO RIO

––––

A CHEGADA DO SR. NILO PEÇANHA

[…]
As violências da policia, fazendo ilegível a torto e a direito, ilegível o úmero [número?] dos adversários do sr. Bernardes.
Pessoas alheias a polícia, arbitraria e violentamente [violentamente] presas, saem da policia, manifestando a sua indignação contra os bernardistas e contra o sr. Bernardes.
Entre as autoridades que fazem serviço na Avenida há muitas que são contrarias ás ordens do chefe de polícia de atacar o povo.
Os jornais bernardistas continuam guardados pela policia, havendo também patrulhas de cavalaria de prontidão nas ruas próximas.
_______

SOLDADOS E OFICIAIS FERIDOS

Rio, 9 (F.N.) — A “Gazeta de Notícias” diz saber que estão feridos, da policia militar, quatorze soldados e três oficiais, entre estes o coronel Paixão, comandante da cavalaria, o qual recebeu uma pedra na cabeça.

Fonte: Acervo da Folha de S. Paulo.
Foto: Crédito – SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM

error: Conteúdo Protegido!!