Os Chefes de Polícia reuniram em Luanda, onde participaram vários comandantes. As forças policiais lusófonas fizeram-se representar naquele evento. O objetivo buscado visava o reforço e a cooperação e coordenação de suas respectivas ações e operações protetivas.
Na publicação da Polícia Nacional de Cabo Verde (PNCV), o encontro ocorreu no período de 27 a 31 de outubro. Reuniram-se os responsáveis máximos das forças policiais dos países da CPLP, visando a promoção do intercâmbio de experiências e boas práticas. Nesse evento, foram discutidas estratégias conjuntas de combate à criminalidade transnacional, tráfico de drogas e migração ilegal, bem como preparar a passagem da presidência do órgão para a República de Angola.
Na ocasião em que os Chefes de Polícia reuniram em Luanda, um dos destaques do encontro, testemunhado pelos chefes de polícia dos Estados-Membros foi a passagem de pastas do Conselho de Polícias da CPLP. Com efeito, o presidente cessante,
Diretor da Polícia Nacional de Cabo Verde, Superintendente-Geral — Jorge Humberto Andrade — passou-a ao atual presidente, Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral — Francisco Monteiro Ribas da Silva. De ver-se, realizaram-se outras atividades:
Os encontros bilaterais entre as Polícia Nacional de Cabo Verde – PNCV e a Polícia Nacional de An
gola – PNA, a Guarda Nacional Reepublicana de Portugal – GNR; A Polícia Segurança Pública de Portugal – PSP;
Acordos sobre diversos assuntos, des
de a revisão e atualização dos protocolos existentes, bem com o a avaliação do grau de execução nos vários domínios da cooperação policial;
A definição de novas estratégias de cooperação e partilha de informações e definição de novas áreas de formações em vários domínios policiais.
As informações são do Gabinete do Diretor Nacional da Polícia Nacional, aos 03 de novembro de 2025.