Há rumores sobre a situação preocupante na Cidade-Sorriso Mineira, conhecida como Bom Despacho. Aqueles que têm familiaridade com o lugar podem se perguntar o que se passa. Além disso, é importante considerar os comunicados disponíveis no site oficial da cidade. Como é o caso da Nota de Esclarecimento (Imagem 1), que não apresenta data, e foi divulgada para informar os cidadãos de Bom Despacho e a comunidade online que:
“[…] esclarece sobre o desfile-cívico militar de 7 de setembro […]”, decidido em “[…] reunião realizada no dia 14 de julho, conforme ata que se segue […]. A decisão foi tomada com responsabilidade e transparência, considerando as dificuldades logísticas, financeiras e estruturais que, nesse momento, impossibilita organizar o evento da maneira adequada […]”.

Os integrantes da reunião optaram por cancelar o evento programado para o dia 7 de setembro. Embora estipulado na Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, e suas alterações pela Lei nº 10.607, de 19 de novembro de 2002. Tal situação pode ser confirmada, segundo texto aa Ata a seguir (Imagem 2), foi extraído que:
“[…] A Secretária Denise disse que após consultar os gestores das escolas municipais, estaduais e privadas sobre o desfile, decidiram que por ser um domingo ficaria inviável, por não ser um dia letivo e não estar no calendário escolar. […]”. “ […] a polícia militar, o corpo de bombeiros e o Tiro de guerra se dispuseram apoiar, conforme particularidade de cada um […] encerraram a reunião com a decisão de não haver o desfile cívico-militar de 2025 […].
Outro aspecto fundamental decorre do Portal da Transparência, segundos as descrições da Imagem 3, pelas informações de repasses de recursos financeiros ao Município de Bom Despacho. Neste ano de 2025, os registros confirmam que, de janeiro a julho, foram repassados cerca de R$ 641.988.958,91 aos municípios brasileiros. Isso porque, à Bom Despacho,distribuiramse cerca de R$ 1.453.074,29, além dos recursos de outras fontes.

Na ante semana antecedente ao 7 de Setembro, o site de Bom Despacho publicou notícia, com imagens (de ambiente interno), indicando ter sido assinado, com a União, a “Ordem de Serviço para implantação de Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)”. Tudo indica que o evento político não deveria ter a publicidade e a merecida celebração, a despeito das presenças de “[…] autoridades federais, estaduais e municipais, lideranças educacionais e representantes da comunidade […]”. Não se entendeu porque não foi um evento mais público, pois, dele emerge a expectativa do recebimento de mais recursos públicos ao Município de Bom Despacho.
Com as informações obtidas do Site de Bom Despacho.






































Uma resposta
Parabéns!
Puxão de orelhas bem-aplicado à adorável Cidade-Sorriso, sua terra natal!
Tadinha da querida filhotona política de Manuel Picão Camacho…