O Sistema de Ensino da Polícia Militar de Minas Gerais – SE-PMMG – comemorou o 88º aniversário da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro (APM-PM). Naquele evento magnânimo, foram homenageados o nosso Gestor Principal – Coronel PM Veterano Isaac de Oliveira e Souza – e o Jornalista e Professor – Tenente Coronel Veterano João Bosco de Castro.
Distinguidos com a Moeda Comemorativa de referida Escola Policial-Militar, esses oficiais superiores veteranos receberam, respectivamente os certificados de Colaborador Benemérito e de Professor Emérito. A APM-PM, organizou uma Formatura Vespertina Militar muito expressiva e rica de Conteúdo Histórico, Filosófico, Educacional e Humanístico digno de apreço e respeito.
Para Isaac de Oliveira e Souza, “a inesquecível confraternização favoreceu a reunião festiva dos membros – dos níveis: estratégico, tático e operacional do SE-PMMG – que se uniram aos convidados e familiares queridos. Celebraram a grandiosidade e importância da Unidade Mater Educacional (de Formação, Especialização, Pós-Graduação e do Treinamento Policial-Militar), na comemoração do comemorou do 88º aniversário da Academia de Polícia Militar.
Honra-me sobremaneira ser incluído, entre os valorosos agraciados, e homenageados na condição de Colaboradores Beneméritos.É justa a distinção aos militares mineiros – homens e mulheres –, professores e profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. É a certeza da missão cumprida, ao longo das últimas cinco décadas, na Bicentenária Corporação de Tiradentes.”
“Estou valorizado com tudo, especialmente com o Título de Professor Emérito da Escola Superior à qual ofereci, ao longo de quatro décadas, meus efetivos serviços de Docência e Pesquisa, com sistematização e produção de Conhecimento, a par da eficaz e esmerada Qualificação Tecnoprofissional de Oficiais, Sargentos e Soldados.
Sinto-me feliz e plenamente realizado em duas Profissões importantíssimas: a de Oficial da Polícia Militar e Professor”, disse João Bosco de Castro.
Destacamos com Nota Dez com Tinta Azul:
- ao Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, Comandante da Nobre Escola do Prado Mineiro, pelo discurso proferido, em elegância formal, densidade comunicativa, expressividade e Conteúdo assombrosamente relevante e indispensável à História de nossa Força Pública e à de nossa Insuperável Escola do Prado Mineiro! Na ocasião, ficaram evidentes a erudição ampla e notável preparo tecnoprofissional, a revivescência dos altos feitos de Próceres deste Educandário Militar, como Drexler, Campos Cristo e Mariano, José Vargas da Silva, Edmundo Lery Santos e Egydio Benício de Abreu, Henrique Schmidtz (Alemão Supervisor Pedagógico da Escola Normal de Dores do Indaiá, trazido para a melhor saúde propedêutica do novel D.I. Tutor-Decano…), Oswaldo de Carvalho Monteiro e Saul Alves Martins, Alberto Teixeira dos Santos Filho, Nivaldo Reis e Augusto César Brina Vidal…;
- ao surpreendente e garboso Desfile Militar Misto de Ativos (dentre os quais Diretores e Comandantes) e Veteranos, sob o Comando dos Comandante-Geral, Chefe do Estado-Maior e Chefe do Gabinete Militar, como homenagem aos Veteranos! Expressão de Humanização Policial-Militar…;
- ao Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, por sua belíssima e espontânea Oração! Ele ainda, ao microfone, regeu e cantou o “Parabéns a Você…” aos Oitenta e Oito Anos da Nobre Escola, com acerto boa-afinação. Espetacular…
Destacamos, ainda, Nota Zero com Tinta Roxa, à ausência da Canção da Academia de Polícia Militar… na pauta musculosa da Formatura Vespertina!