O Pontopm divulgou o convite da Associação dos Municípios do Vale do Rio Sinos que homenagearia os 180 anos da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), em Sapiranga-RS.
A homenagem foi prestada e está assim relatada no portal da BMRS:
A Brigada Militar (BM), que completa 180 anos em novembro, foi homenageada pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvrs), em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (23), no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, em Sapiranga.
O Comandante-Geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal`Lago, o comandante regional de Policiamento Ostensivo, coronel Álvaro de Medeiros, e comandantes de unidades que atuam na região receberam placas comemorativas da presidente da Amvrs e prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, e dos demais prefeitos.
O ato teve a participação da banda da Brigada Militar, sob a regência do primeiro-sargento Cleomir Cezar Blauth.
A prefeita destacou a importância do trabalho dos policiais militares. ”Prestamos justa homenagem a essa instituição que se confunde com a própria história do Rio Grande do Sul e que há 180 anos contribui com o desenvolvimento do estado e da região. É uma homenagem com muito carinho, com muito orgulho a esses militares, pessoas que dedicam suas vidas em beneficio das nossas”, lembrou.
O comandante do 3º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), tenente-coronel Marcio Uberti Moreira, do 32º BPM, major João Aílton Iaruchewski, do 25º BPM, major André Luiz Stein, do 2º Batalhão de Bombeiros Militar na região, primeiro-tenente Milton Szimanski, também foram agraciados.
O coronel Álvaro de Medeiros afirmou que a atribuição da BM é de segurança da sociedade. ”Evoluímos daquela segurança do Estado que fomos. Nosso lema, inclusive, diz que somos ‘a força da comunidade’. A nossa atividade nunca foi fácil e nunca será, mas esse compromisso, entendimento de importância que cada um tem dentro de si, é o que nos leva a superar toda e qualquer dificuldade. E superamos com investimento, com equipamento, com inteligência, com tecnologia, mas também com valorização dos homens e das mulheres que fazem esse trabalho. E é isso que está acontecendo hoje, vocês estão sendo valorizados pela comunidade”, explicou.
O coronel Andreis destacou a formação do policial militar, forjado na disciplina, hierarquia, moral e bons costumes. “Neste momento, nossos policiais estão nas ruas, 24 horas por dia, sete dias por semana, enfrentando o frio, o calor e o que tiver que ser enfrentado. Que bom que conseguimos ultrapassar a linha do tempo. No primeiro semestre, foi divulgada uma pesquisa que consultou a comunidade de todos os estados sobre a honestidade das polícias. A nossa polícia foi considerada a mais honesta. Ainda, em uma ocorrência de rotina, há cerca de um mês, foi oferecido mais de R$ 1 milhão aos brigadianos para que os deixassem livres. E eles não aceitaram. Nos pautamos por esses valores”, disse o comandante.
Ele também afirmou que sem segurança não há Estado. “Todos dependemos de segurança, independente do poder aquisitivo do cidadão e, apesar do país e do Estado apresentarem dificuldades, a BM vai continuar – como fez ontem, faz hoje e fará amanhã -, muita próxima das comunidades”, alertou.
O coronel Andreis ainda afirmou que a BM está vendo na crise oportunidades de melhorar, de fazer melhores entregas à comunidade por meio da reconstrução interna de sua estrutura, modernizando, fazendo gestão e parcerias.Prestigiaram a cerimônia o deputado Renato Molling, representando a Câmara Federal; o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias; autoridades civis e militares; prefeitos; secretários municipais; vereadores; delegados; dirigentes de entidades e associações; e representantes de Consepros, entre outros.
Fonte: BMRS