A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou nessa sexta-feira, (11), à noite, “no auditório do Quartel do Comando Geral, em Palmas, a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO)”.
A turma de concluintes do CAO, com 42 capitães PM, foi denominada de “Coronel Hoel Alves Lima”.
Abrilhantaram o evento, com suas presenças a senhora Claudia Lelis, vice-governadora, o coronel Glauber de Oliveira Santos, o comandante-geral da PM e demais autoridades civis e militares, além dos familiares e amigos dos formandos.
Leia mais informações sobre a solenidade, na notícia publicada, no portal da PMTO, e transcrita em seguida:
O curso é um dos requisitos para promoção aos postos de major e tenente-coronel do quadro de oficiais combatentes. Foi realizado na capital, teve início no dia 17 de março e finalizou hoje, totalizando 700 horas/aula. Disciplinas como: liderança e gestão de pessoas, sociologia do crime e da violência, gestão orçamentária e financeira, planejamento estratégico governamental, fizeram parte da grade curricular. Na última etapa do curso, os alunos apresentaram o trabalho de conclusão, com projetos para serem aplicados na instituição.
Durante as aulas, a turma foi estimulada a se qualificar na elaboração e gerenciamento de projetos voltados para segurança pública, através de artigos científicos, pesquisas e avaliações. Também foi preparada para o exercício das futuras funções inerentes aos postos de oficiais superiores. Em todos os conteúdos e atividades os alunos foram orientados por profissionais de reconhecida experiências acadêmicas.
Para o comandante-geral, os formandos estão habilitados para as novas oportunidades que há de vir e conta com a contribuição deles na prestação de serviço a sociedade tocantinense. “Ser oficial da Polícia Militar representa ostentar sobre os ombros a paz social”, destacou o coronel Glauber.
Na ocasião o primeiro colocado do curso, capitão Vinícius Dourado Moreira Lima, com média 9,91, recebeu das mãos da vice-governadora o certificado de conclusão do curso. Em seu discurso ele afirmou que a turma foi intensamente provocada à inovação das ideias, dos conceitos e valores próprios. “O curso promoveu uma verdadeira transformação do cognoscível, aprimorando os alunos às habilidades técnicas inerentes às atividades do oficialato superior”, ressaltou o capitão.
Os formandos fizeram uma homenagem ao coronel Hoel Alves Lima, o qual empresta o nome à turma, e faleceu em maio deste ano. Era considerado um homem íntegro, trabalhou arduamente frente às atividades operacionais e fez grandes contribuições para a instituição. Portanto foram entregues flores a sua mãe, Luísa Alves Lima, bem como flores e a medalha Tiradentes à sua esposa, Maria Geruza de Araújo. A medalha, destinada ao coronel, é uma honraria concedida pelo governador aos que prestam relevantes serviços ao Estado ou a corporação.
A vice-governadora, madrinha da turma, afirmou que se sentiu honrada pelo convite, tendo em vista o seu carinho pela corporação. “Os formandos venceram um grande desafio estudando e se qualificando, tudo com excelência, que é uma das características da Polícia Militar do Tocantins” destacou.
Após a cerimônia, os formandos ofereceram aos convidados um coffee break, servido no salão nobre do auditório da PM.
Fonte: PMTO.