No portal da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), encontra-se a notícia sobre a solenidade militar de “passagem de comando do Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM) […] realizada na manhã” da última sexta-feira, (23).
“O ato foi presidido pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm,” quando “o coronel José Luiz Gonçalves da Silveira passou o comando da unidade de ensino a coronel Claudete Lehmkuhl.”
Na cerimônia policial militar foi marcada pelas presenças “do secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, do subcomandante-geral, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Giovanni Cardoso Pacheco, entre outras autoridades militares e civis.”
Leia mais informações, na notícia transcrita a seguir:
Desde a sua criação, a PMSC sempre dispensou uma atenção especial aos atos de passagem de comando, por acreditar que o ato simboliza mais que uma simples norma, pois perpetua no tempo os conceitos e tradições da Corporação e, ao tempo que expressa o reconhecimento ao oficial que deixa o comando, deseja as boas- vindas ao oficial que assume a função.
O coronel Gonçalves estava a frente do CEPM desde setembro de 2016, e no seu discurso de despedida agradeceu o apoio que recebeu durante o período de comando. “Não posso deixar de agradecer todos que sempre estiveram aqui, ao meu lado. Destaco todo o apoio que recebi neste período em que estive à frente da DIE. Não só pelo apoio, como também pela aproximação que tive, junto aos demais órgãos e instituições que compõe a esfera da segurança pública”, reconheceu. “E a coronel Claudete, desejo muito sucesso, e que conte comigo sempre que precisar”, completou.
O oficial foi homenageado pelo Comando-Geral da PMSC com um elogio pelos bons serviços prestados junto à unidade ensino.“Ao coronel Gonçalves fica o agradecimento, pelo comprometimento durante o período em que esteve à frente da DIE. Não mediu esforços para o cumprimento das missões que lhe foram repassadas e exigidas. E a coronel Claudete, a primeira mulher a assumir a direção da DIE, desejo sabedoria, equilíbrio, luz e sucesso, na nova missão. Conduza com o mesmo afinco, esmero e dedicação que desempenhou em outras funções exercidas”, disse o comandante-geral.
Acompanhado da esposa, do comandante-geral e da nova comandante do Centro de Ensino, o coronel Gonçalves fez o descerramento do seu retrado para a galeria de ex-comandantes do CEPM.
A coronel Claudete estava comandando a 7ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Blumenau, desde abril de 2015, e na manhã do último dia 22, passou o comando da regional para o coronel Carlos Alberto Fritz Bueno. Agora a oficial tem uma nova missão na carreira, comandar um quartel escola.“Se hoje nós temos uma Polícia de referência é graças ao empenho dos senhores”, comentou o comandante-geral, se dirigindo aos gestores e ex-diretores da DIE. “Aqui muitos jovens, com traços da adolescência, são recebidos e transformados em profissionais capacitados. Uma unidade que cumpre seu papel de excelência na formação. Nosso templo do saber infinito, da origem, do preparar. Nossa casa de ensino”, declarou o comandante-geral.
Currículo da nova comandante
Principais funções desempenhadas como oficial superior
Coordenadora Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd);
Coordenadora do Centro de Controle Operacional dos Projetos Especiais para os Jogos Pan-Americanos 2007;
Diretora do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires;
Diretora de Projetos Especiais da Secretária Nacional de Segurança para Grandes Eventos;
Chefe de Comunicação Social da PMSC; e
Comandante da 7ª RPM.
Cursos policiais militares
Curso de Formação de Oficiais da PMSC – 1983/1986;
Curso de Especialização em Psicotécnica Militar PMSC – 1988;
Pós-graduação – latu sensu em Segurança Pública – Unisul e Curso Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2001;
Curso de Instrutor, Mentor e Master do Proerd;
Pós-graduação em Segurança Pública – latu sensu Gestão Estragégica em Segurança Pública – Unisul 2010 e Curso Superior de Policia Militar (CSPM).
Cursos civis
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina – 1992;
Escola de Governo – Udesc e Associação Catarinense de Formação de Dirigentes Públicos – 1998;
Pós-graduação em Políticas Públicas – Udesc – 2001;
Participação, a convite do Governo Americano no Programa International Visitor Program of the United States Department of State – EUA 2003; e
Seminário Internacional: Dare Internacional EU, em 2004, 2005 e 2006.
Fonte: PMSC.