A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgou os resultados da “Operação Nacional Tiradentes” desenvolvida pelas polícias militares e corpos de bombeiros militares brasileiros.
Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da PMDF, a exemplo do que aconteceu em outros estados, participaram ativamente com. Os militares das instituições militares estaduais marcaram presença, nas respectivas unidades da Federação, onde desenvolveram ações de polícia ostensiva e de bombeiros militares em todo o território brasileiro.
Foram publicados, no portal da PMDF, os seguintes resultados:
Após quase 48 horas de operação, foi divulgado o resultado final da “Operação Tiradentes” que pela primeira vez na história foi realizada em todo o território nacional pelas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal.
A operação se originou na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG-PM/CBM), ocorrida de 4 a 7 de abril de 2017, no Rio de Janeiro.
A megaoperação teve início na última quinta-feira, 20 de abril, às 14h e terminou na manhã de sábado (22). O lançamento oficial foi na Esplanada dos Ministérios em Brasília e contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Edval de Oliveira Novaes Júnior, do comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, de oficiais e praças da PMDF, além de diversos profissionais de imprensa.
A Operação Tiradentes foi a primeira dessa envergadura realizada de forma conjunta e simultaneamente com a participação de todas as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do país. O esforço das corporações faz parte de uma estratégia conjunta para promover a segurança para todos os cidadãos e garantir a manutenção da ordem pública.
Foram empregados 81.751 policiais militares e 16.223 bombeiros militares em âmbito nacional. Houve ainda o emprego de mais de 29.481 viaturas, entre ônibus, carros, motos, aeronaves, quadriciclos e outros.
Em todo o país foram realizadas 375.666 abordagens que resultaram na apreensão de 428 armas, detenção de 2.504 pessoas, cumprimento de 335 mandados de prisão, recuperação de 603 carros roubados e ou furtados, apreensão de 10,97 toneladas de entorpecentes, entre outras ações. Entre as diversas atuações do Corpo de Bombeiros, destacam-se os 5.603 atendimentos pré-hospitalares e resgates, 1279 salvamentos e a vistoria de 5.635 edificações.
OPERAÇÃO TIRADENTES NO DISTRITO FEDERAL
PMDF empregou 5.000 policiais em todo o Distrito Federal. Foram realizadas 25.511 abordagens a pessoas e em veículos, 15 armas de fogo retiradas das ruas, foram realizados 2.214 atendimentos de ocorrências, 93 apreensões de veículos por infrações de trânsito, 22 veículos furtados ou roubados recuperados, detenção de 71 pessoas, além de 9 flagrantes de uso, porte e tráfico de drogas. Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e emitidos 1.649 autos de infração de trânsito.
O coronel Nunes, comandante-geral da PMDF e presidente do CNCG, ressaltou a importância dessa iniciativa e comemorou os números da operação. “A força conjunta em todo o Brasil mostra a importância da execução de operações simultâneas e coordenadas entre as forças de segurança exatamente em razão do desdobramento da tropa em todo o país e dos excelentes resultados alcançados por cada Estado, além da promoção da sensação de segurança para a população” afirmou o comandante-geral da PMDF.
Fonte: PMDF.