A Operação Ostium desenvolvida por militares da Força Aérea Brasileira e policiais federais e militares resultou na apreensão de 655,1 kg de cocaína, no município de Jussara/GO
Na ação integrada de proteção, os profissionais de defesa e segurança pública cumpriram suas missões constitucionais, após o desafio dos traficantes tentarem conduzir a droga, via aérea, utilizando-se de um “avião bimotor, matrícula PT-IIJ”.
As ações dos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), em coordenação com os militares e policiais federais, foram publicadas no portal da Instituição Militar Estadual.
Após ver o vídeo destacado, leia mais informações, na notícia transcrita a seguir:
Um avião A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptou o avião bimotor, matrícula PT-IIJ, na região de Aragarças (GO), resultando na apreensão de cerca de 650kg (seiscentos e cinquenta quilos) de cocaína. A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.
Em operação conjunta entre Polícia Federal, Polícia Militar do Estado de Goiás, por meio do GRAer/CME e Força Aérea Brasileira (FAB), foi interceptada, no início da tarde deste domingo (25) no município de Jussara/GO, uma aeronave que invadiu o espaço aéreo brasileiro.
O avião decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT) com destino a Santo Antonio Leverger (MT).
A interceptação, feita pela aeronave de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB, iniciou-se às 13h17 da tarde deste domingo. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo, conforme estabelece a Lei 7565/1986 e o Decreto 5.144/2004, interrogando o piloto do bimotor e comandando, na sequência, a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO).
Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu. A partir desse momento, foi classificado como hostil. O A-29 da FAB executou o tiro de aviso – uma medida de persuasão para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea – e voltou a comandar o pouso obrigatório.
O avião interceptado novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás.
Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás (Falcão/GRAer/CME) foi acionado e faz buscas no local, à procura da tripulação, que evadiu. O avião será removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás, em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal, em Goiânia.
Totalizou-se a contagem de 653,1 kg de cocaína, sendo tal carga avaliada em aproximadamente R$ 13.000.000,00 (treze milhões de reais).
Ressalta-se que somente neste ano, 13,5 toneladas de drogas já foram apreendidas pela Polícia Militar do Estado de Goiás.