3. CONCLUSÃO.


João Bosco de Castro.

Às vésperas de celebrar seus quarenta anos de atividade efetiva, em setembro de 2023, a respeitável Revista O Alferes, por meio desta Edição Especial de Aniversário, confirma-se como periódico de publicação e disseminação de Conhecimentos Policial-Militares solidários com as Ciências Militares da Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, e as Ciências Policiais, a fim de garantir Arrimo Tecnocientífico aos quefazeres deontológicos da Polícia Militar de Minas Gerais e Coirmãs, em benefício do Povo Mineiro e Brasileiro ─ como tão bem o fizeram os luminares Sargento-Mor Pedro Affonso Galvão de São Martinho (em 1775/1789) e o Coronel-Professor Oswaldo de Carvalho Monteiro (em 1944), de acordo com as respectivas Súmulas de Fé de Ofício, constantes de 2.1. e 2.2. deste Registro ─, mediante planejamento, execução, comando, inteligência, coordenação e controle das ações e operações de Tranquilidade Pública (Polícia Ostensiva, Preservação da Ordem Pública, Defesa Interna, Defesa Territorial e Defesa Social): autênticos e legítimos Serviços Essenciais de Estado, sem os quais não existem o Progresso, nem a Paz, nem Credibilidade Estatal.(CASTRO, 2009 II, p. 79-83) Esse Arrimo Tecnocientífico, em Minas Gerais, é gerido e produzido pela Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, coparticipativamente com suas Unidades-Escola, acentuadamente pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação ─ Oficina Científica poderosa, mercê dos trabalhos de pesquisa curricular e extracurricular, prioritariamente desta: fonte nutrícia da Revista O Alferes e seu Comitê Científico.

Hoje, as publicações de tal Periódico reluzem e muito se esmeram, graças aos importantíssimos e eficazes serviços assegurados aos Pesquisadores pela Editora Academia do Prado Mineiro, cujos propósitos alcançam, também  Autores de Obras e Coletâneas indispensáveis ao melhoramento do padrão tecnoprofissional dos Operadores da Polícia Ostensiva, Preservação da Ordem Pública e atividades com estas correlatos.

Dentre referidas Coletâneas, sobressai a Coleção Gestão Estratégica em Segurança Pública (sugere-se a troca da preposição em pela por, para acerto lógico  e regencial, pois a regência nominal lusófona do substantivo Gestão compete à preposição por). A Coleção Gestão Estratégica de Segurança Pública já surgiu notável e consistente, como convém a tudo quanto ostente a marca da Revista O Alferes e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro.

Seja o Quadragésimo Aniversário da Revista O Alferes a almenara-mor dos caminhos do Sistema de Educação Tecnoprofissional da Polícia Militar de Minas Gerais em direção à conquista do Padrão Universitário com Autonomia, Educação com Desenvolvimento, Ciência com Progresso e Tecnologia com Inovação, para a fulgente Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro aproveitar melhor a tutela contida no Sistema Nacional de Pesquisa e Tecnologia estabelecido pelo artigo 86 da Lei 9394/1996 ─ Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (CASTRO, 2004, p.31-32).

Parabéns, Revista O Alferes! Feliz Aniversário!            

Bom Despacho-MG, 4 de junho de 2023.