Polícia Militar Paulista realiza cerimônia de outorga da Medalha “Brigadeiro Tobias”
No FaceBook da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), há posts informando sobre a solenidade celebrativa da “outorga da Medalha ‘Brigadeiro Tobias’, a mais alta condecoração da Instituição”. A comenda foi “criada e oficializada pelo decreto nº 45.648, de 07 de dezembro de 1965, em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Milícia Bandeirante, e destina-se a homenagear” pessoas e instituições que se destacaram na prestação de serviços em favor da PMESP. “No anverso da medalha”, encontram-se “dispostas em círculo, há 16 estrelas simbolizando as campanhas em que a Força Pública de São Paulo participou desde sua criação; na parte inferior, abaixo de efígie, as datas de nascimento e falecimento do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar”. Realizada, nessa quarta-feira (18), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Avenida Água Fria, São Paulo, onde o Coronel PM Nivaldo Cesar Restivo, comandante-geral da Instituição Militar Estadual, recebeu e homenageou, com a medalha, “personalidades civis e militares que, em razão de suas atividades, têm prestado à Instituição preciosa colaboração no desempenho de suas funções.” Nos posts, destacaram-se, também que: Além do Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo – Coronel NIVALDO Cesar Restivo, compareceram à celebração, o Secretário de Segurança Pública, Doutor Mágino Alves Barbosa Filho; o Presidente da Assembleia Legislativa, Senhor Cauê Macris, entre outras igualmente importantes autoridades. […] Um dos agraciados foi o renomado intelectual Mario Sergio Cortella, que, não bastasse ser um exímio filósofo, também contribui para a sociedade como sendo um escritor, educador, palestrante e professor universitário, muito experimentado em abordar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. Por suas atividades, ele tem prestado à Instituição preciosa colaboração no desempenho de suas funções, mostrando-se digno de tal premiação. Aproveitando a oportunidade, confira o vídeo em que o filósofo discorre sobre a questão Homenagem, “O que é uma Homenagem?”, como ele mesmo cita, fazendo um jogo de palavras enquanto filosofa em seu agradecimento. Fonte: PMESP.
Policiais militares paraenses realizam “Curso Básico de Inteligência para Oficiais”
No portal da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), há um post informando a realização do “Curso Básico de Inteligência para Oficiais”. Trata-se de um curso”promovido pela 2ª Seção do Estado Maior Geral da PM e executado pelo Centro de Inteligência, setores que, em setembro deste ano, elaboraram o Curso Básico de Inteligência para Praças.” A “aula inaugural” foi ministrada pelo “Oficial de Inteligência – Classe Especial – da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Antônio Claudio Fernandes Farias,” destacando o tema: “A Inteligência como ferramenta de gestão para o processo decisório”. Destacou, também, “dentre outras coisas, que a estatística é fundamental para as forças policiais, cujo grande desafio é identificar ‘de que forma a inteligência pode ser um processo de gestão para melhorar o processo decisório’”. Entre as disciplinas “ministradas no curso estão Fundamentos da Atividade de Inteligência, Ações especializadas de coleta em ambiente web, Estatística aplicada a segurança, Contrainteligência e Técnicas operacionais, totalizando uma carga horária de 50 horas/aula sob a coordenação do Tenente Coronel Edivan de Moraes.” Presente no evento, o “Coronel Simão Salim Junior, Chefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar” discorreu sobre os objetivos do curso e enfatizou que: “Dentro da importância da atividade de inteligência, voltada para a atividade operacional, há necessidade de o comandante ter a informação do mais longínquo rincão do estado do Pará para que ele possa adotar as providências necessárias no sentido de atender a população, que é o nosso maior cliente”. A previsão para o “encerramento do Curso Básico de Inteligência para Oficiais”, será às “17 horas da próxima sexta-feira”(20).
Em Campos dos Goytacazes, os policiais militares fluminenses são apoiados pelo projeto “Acolher Família Azul”
Com a finalidade de apoiar e assistir psico, pedagógico e socialmente os profissionais fluminenses de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), criou o projeto “Acolher Família Azul”. Resultado de “parceria entre o Comandante do 8ºBPM (Campos dos Goytacazes), Cel. Fabiano Santos de Souza, e Psicólogas, Pedagogas e Assistentes Sociais da região”, o projeto atende gratuitamente os policiais militares daquela unidade de execução operacional, “rendendo bons frutos”, segundo uma postagem publicada no portal da PMERJ, que destacou também: No projeto denominado de “Acolher Família Azul”, os colaboradores atuam como agentes de mudanças e estimulando debates de forma aberta sobre assuntos relacionados à qualidade de vida emocional, transformando o local de trabalho em um ambiente mais saudável. No último dia 10 de outubro, foi realizado o primeiro encontro de Coaching Ontológico com as policiais da unidade, a fim de proporcionar um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro e ser produtivo em todos os aspectos de sua vida. Fonte: PMERJ.
Policiais militares mineiros apreenderam explosivos e prenderam um homem, numa lavra clandestina, em Conselheiro Pena-MG
Ações bem-sucedidas dos profissionais mineiros de polícia ostensiva e preservação de ordem pública estão registradas no portal da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Leia as informações, no post publicado, no portal da PMMG, e transcrito em seguida: Na tarde de terça-feira (17), durante patrulhamento na localidade de Córrego São Pedro da Água Limpa, localizada na zona rural do município de Conselheiro Pena, uma equipe da Polícia Militar se deparou com uma lavra subterrânea em atividade. Ao fiscalizar o empreendimento, os militares avistaram um funcionário, que ao perceber a presença da guarnição tentou esconder no interior de um túnel desativado alguns materiais que se encontravam em sacos. Ao conseguir deter o suspeito e verificar o conteúdo, foram encontrados encontradas nove bananas explosivas de 50 centímetros de comprimento composta com nitrato de potássio misturados com óleo diesel e com fio de cordel no seu interior, pronto para utilização, 12 espoletas intactas, aproximadamente 1,840 metros de cordel de detonação e fio de estopim e 10,40 quilos nitrato de potássio misturado com óleo diesel. O responsável pelo empreendimento foi contactado via telefone por não se encontrar na cidade, mas confirmou que não havia autorização para utilização de materiais explosivos e nem autorização ambiental para funcionamentoa de atividade de garimpo no local. Ele alegou ainda que tais materiais não lhe pertencem e que já se encontravam nas dependências do empreendimento quando ele o assumiu. Segundo o funcionário abordado no local, responsável operacionalmente pela lavra e também pela detonação, tais materiais foram trazidos provavelmente pelos donos do empreendimento. O autor abordado, 55 anos, foi preso em flagrante pela posse e utilização de explosivos, sendo conduzido à Depol de Valadares. O material explosivo também foi entregue na delegacia. Em tempo oportuno as providencias administrativas serão tomadas quando da apresentação do outro envolvido. Fonte: PMMG